Obrigações Juros de Portugal registam maior subida desde o Brexit após BCE

Juros de Portugal registam maior subida desde o Brexit após BCE

As taxas de juro estão a subir na generalidade dos países europeus, a reflectir a redução do ritmo de compra de activos por parte do BCE. No caso português, a taxa a 10 anos está a dispara quase 25 pontos, a maior subida desde o Brexit.
Juros de Portugal registam maior subida desde o Brexit após BCE

A taxa de juro implícita na dívida a 10 anos está a subir 24,7 pontos base para 3,760%, registando uma subida superior a 20 pontos no diferencial face à taxa a 10 anos alemã. Em ambos os casos, as subidas são as mais pronunciadas desde 24 de Junho, o dia que se seguiu ao referendo no Reino Unido sobre a permanência do país na União Europeia e que ditou o Brexit.

 

A subida está a ser generalizada. Em Itália, a taxa a 10 anos, sobe 13,1 pontos para 2,018%, em Espanha a subida é de 11,3 pontos para 1,537%, enquanto na Alemanha o avanço é de 5,0 pontos para 0,397%.


A subida generalizada dos juros está relacionada com o anúncio do Banco Central Europeu (BCE) sobre a redução do ritmo de compra de activos.

 

O banco central decidiu prolongar o seu programa de compra de títulos pelo menos até Dezembro de 2017, mas a partir de Abril baixará o ritmo de aquisições de 80 para 60 mil milhões de euros mensais. No comunicado emitido esta quinta-feira, 8 de Dezembro, o banco central admite voltar a elevar o ritmo de compras e a prolongar novamente o programa. 

Ao ritmo previsto até hoje o banco central compraria até Março cerca de 1,76 biliões de euros em activos, principalmente dívida pública. Com a decisão agora anunciada o balanço do banco central aumentará em mais 540 mil milhões de euros, elevando o valor total de compras para 2,3 biliões de euros, e atirando o balanço do BCE para um valor superior a 3 biliões de euros.


O prolongamento do programa estava já a ser antecipado pelos mercados, que acreditavam que o montante de compras seria mantido até Setembro. Mas não foi essa a decisão. O BCE optou por prolongar por mais tempo do que estava a ser antecipado (Setembro), mas decidiu cortar o montante de compras. "Redução do ritmo chega antes do que esperado", realçam os analistas David Watss e Tomas Hirts, do Credit Sights, numa nota publicada logo a seguir à decisão.


A sua opinião10
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Fnogueira59 08.12.2016

Gostava de perceber o critério editorial do JN? Hoje que os juros dispararam, muito mais que qualquer país a noticia está aqui escondida num cantinho. Quando os juros descem um "cagagéssimo" é a noticia principal em letras garrafais dizendo que os juros afundam! São jornalistas ou panfletários com linhas editoriais assumidas?

comentários mais recentes
Queens 10.12.2016

Contact Kayzed Consultants
What We Do ?
ISO Consultancy
Business Process Re-engineering
ISO Training
Documentation & Standardization
Maintenance of ISO Management System.
Management consultancy
Event Management And Marketing Consultancy.
Strategy Business Planing
Franchise Consul

Richard 09.12.2016

Contact Kayzed Consultants


Kayzed Helps the organization in getting ISO Certification and other significance done smoothly and cost effectively. Just fill the simple form and get in touch with us for any kind of services as ISO consultancy training, certification against various standards li

pertinaz 08.12.2016

CONSTATO QUE ALGO DE ESTRANHO ESTÁ A ACONTECER AO JORNAL DE NEGÓCIOS.............


SERÁ QUE TAMBÉM RESOLVERAM CONTRATAR RESMAS DE ESTAGIÁRIOS DO BLOCO DA ESQUERDALHA CANALHA......???

Demagogo Populista 08.12.2016

E quando acabar a compra de divida nacional por parte do BCE em 2017, o que é que nos espera se a nossa divida continua a crescer com o polvo socialista? Penso que o sorriso idiota do Poucochinho Golpista não vai poder esconder a tragédia para a qual caminhamos como acéfalos funcionais!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub