Economia Katainen: Portugal deve “aproveitar momento optimista” para aumentar atracção do investimento

Katainen: Portugal deve “aproveitar momento optimista” para aumentar atracção do investimento

O vice-presidente da Comissão Europeia elogia o "momento positivo" da economia portuguesa, com o crescimento das exportações e a queda do desemprego, mas avisa que ainda há trabalho para fazer.
Katainen: Portugal deve “aproveitar momento optimista” para aumentar atracção do investimento
Katainen elogiou o desempenho das exportações portuguesas e a queda do desemprego, mas lembrou que ainda há trabalho a fazer.
Bruno Simão
Rita Faria 20 de junho de 2017 às 13:11

Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia, defendeu esta terça-feira, 20 de Junho, que Portugal deve aproveitar o momento optimista que vive para melhorar as condições que permitam aumentar o investimento no país.

Na Grande Conferência Anual do Jornal de Negócios, subordinada ao tema "Investimento em Portugal e na Europa", Katainen elogiou o desempenho das exportações portuguesas e a queda do desemprego, mas lembrou que ainda há trabalho a fazer, nomeadamente no que respeita à diminuição da dívida pública e do crédito malparado.

"Estou muito feliz em regressar a Portugal e ver o ambiente geral, pode perceber-se uma perspectiva mais optimista em relação ao futuro", afirmou Katainen, destacando que "muitos factores mudaram na direcção positiva"

"Estou feliz com as exportações. Portugal tornou-se muito rapidamente um país exportador, devido às reformas feitas nos últimos cinco anos. E a descida do desemprego também é encorajadora", concretizou.

Nesse sentido, e olhando para os próximos três a cinco anos, o vice-presidente da Comissão Europeia, Katainen sublinhou que Portugal "deve aproveitar este período económico positivo para melhorar o ambiente no sentido de aumentar o investimento estrangeiro directo".

Estando a aumentar as suas exportações, o país deve também apostar na formação profissional de qualidade, na opinião do antigo-ministro da Finlândia. "Quando os países exportam muito precisamos de profissionais bem formados, deve ter-se atenção à formação profissional e à sua qualidade".

Por outro lado, Katainen destacou a necessidade de melhorar o financiamento das pequenas e médias empresas portuguesas, uma missão que implica resolver o problema do crédito malparado.

"Em termos de necessidade de reformas, um dos desafios-chave que deve ser abordado é o crédito malparado. Enquanto isto for um problemas vai significar que os bancos não podem financiar tanto a economia como seria necessário", explicou.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 20.06.2017

Já estão a aproveitar. Estão todos a investir forte em títulos da dívida pública.

comentários mais recentes
Marcelo 21.06.2017

O melhor investimento é a educação financeira! (omitida por governos e bancos). Mas, felizmente existe uma empresa com o objetivo de popularizar a fonte de investimentos dos bancos e ainda te dá lucro enquanto aprende. Veja como em:
http://iml.mfassociados.com

Mr.Tuga 20.06.2017

Sim... De preferência para COMBATER INCENDIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E vem cá este artolas passear, comer e dormir em hotel 5*superior, para dizer banalidade e o OBVIO!

Anónimo 20.06.2017

Já estão a aproveitar. Estão todos a investir forte em títulos da dívida pública.

Johnny 20.06.2017

MAIS INVESTIMENTO AINDA SENHOR PORCO GORDO DONO DO MUNDO ???
Mas cascais já esta apinhado de "investidores" chineses que se esgalfinham por comprar tudo o que tenha minimamanete valor (os bairros da camara não são considerados atraentes)
IRRA ! Morte a esse investimento !

ver mais comentários
pub