Política Monetária Klaas Knot: “É perfeitamente razoável que programa de compras termine depois de Setembro”

Klaas Knot: “É perfeitamente razoável que programa de compras termine depois de Setembro”

O governador do banco central da Holanda e membro do Banco Central Europeu admite agora que é “perfeitamente razoável que o programa de compra de activos chegue ao fim depois de Setembro com um pequeno período de transição se for necessário”.
Klaas Knot: “É perfeitamente razoável que programa de compras termine depois de Setembro”

Klaas Knot, governador do banco central da Holanda e membro do Banco Central Europeu (BCE), defende agora que é "razoável" que o programa de compra de activos da autoridade monetária do euro termine depois de Setembro. Esta posição é um pouco diferente da defendida no fim-de-semana, quando apontou que este programa devia terminar "o mais rápido possível".

"É perfeitamente razoável que o programa de compra de activos chegue ao fim depois de Setembro com um pequeno período de transição se necessário", afirmou o Klaas Knot, num discurso proferido em Amesterdão esta terça-feira, 30 de Janeiro, e citado pela Bloomberg. "Só depois disso vamos [BCE] voltar-nos para outros instrumentos como as nossas taxas de juro", acrescentou.

Em relação à inflação, o governador do banco central holandês disse que "dado ritmo actual de expansão económica, está confiante que a médio prazo, a inflação na Zona Euro vai regressar [para níveis] abaixo mas próximos dos 2%. "O BCE vai alcançar a sua meta para a inflação num futuro próximo por isso a estabilidade dos preços não está em causa. Isto justifica uma normalização gradual da política monetária", assumiu ainda.

No último domingo, Klaas Knot defendeu que o programa de compra de activos da autoridade monetária do euro deveria terminar "o mais rápido possível". "O programa já fez aquilo que realisticamente era esperado", afirmou ainda, citado pela Bloomberg.

Na semana passada, após o encontro dos governadores do banco central, Mario Draghi, presidente do BCE, deu uma conferência de imprensa na qual não deu detalhes sobre o fim do programa de compra de activos que, desde o arranque do ano, pode adquirir até 30 mil milhões de euros mensais em obrigações. Um programa que vai manter-se, pelo menos, até Setembro deste ano.

"O programa está fixado até Setembro", reiterou Knot no domingo passado. "Não temos de comunicar já que vai terminar depois de Setembro mas penso que é para aí que estamos a encaminhar-nos", acrescentou.

Depois desta posição de Klaas Knot, Peter Praet, economista-chefe da autoridade monetária do euro veio colocar água na fervura. Para Peter Praet, o BCE está ainda "a alguma distância" de cumprir os três critérios que permitem concluir que o programa de compra de activos atingiu os objectivos.

 

Os três critérios assinalados pelo economista-chefe do BCE dizem todos respeito à inflação, que terá de convergir para a meta dos 2%, terá de existir confiança que as expectativas de aumento dos preços se materializem e esta tendência terá de ser resiliente.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
General Ciresp Há 3 semanas

Ha uma coisa q nunca mudou na historia deixar de galardoar os primeiros em determento dos ultimos,Porque usou o fina flor essa estrategia?Ele nao esta a resolver os problemas de quem os tem,ele esta apenas acumular desgraca para cima deles e empurralos com a barriga para a frente.

The end of Quantitative Easing... Há 3 semanas

....the Devil comes along...be aware and watch your ass!

pub