Política Lobo Xavier: "Não tenho nenhuma evidência da participação do primeiro-ministro" no acordo com Domingues  

Lobo Xavier: "Não tenho nenhuma evidência da participação do primeiro-ministro" no acordo com Domingues  

Lobo Xavier diz que leu as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues e reitera que estas mostram que havia acordo para que o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos ficasse dispensado da entrega das declarações.  
Lobo Xavier: "Não tenho nenhuma evidência da participação do primeiro-ministro" no acordo com Domingues  
Paulo Duarte/Negócios
Negócios 16 de fevereiro de 2017 às 15:38

António Lobo Xavier confirmou esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, que foi a fonte do Presidente da República sobre o conteúdo das SMS trocadas entre Mário Centeno e o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos.

 

Marcelo Rebelo de Sousa explicou ontem ao Negócios que contactou Lobo Xavier no sábado, com quem falou no dia seguinte, domingo, sobre as referidas SMS, que o comentador da SIC Notícias tinha feito referência no programa Quadratura do Círculo.

 

"O Presidente da República teve conhecimento sobre as informações que eu tinha através de um contacto pessoal comigo", afirmou Lobo Xavier, de acordo com um excerto do programa que vai ser emitido esta noite e que a SIC já antecipou.

 

Lobo Xavier não revela o conteúdo das mensagens, mas confirma que as leu, e também diz não ter provas do envolvimento do primeiro-ministro no acordo que reitera ter existido.

 

"Não posso dar uma informação a um Presidente da República sem estar a dominar absolutamente a informação", afirmou Lobo Xavier, acrescentando não ter "nenhuma evidência da participação do primeiro-ministro" no referido acordo, pois "não tenho elementos para falar especialmente que o primeiro-ministro tenha tratado desse caso em especial".

 

O comentador da SIC Notícias reiterou também ter a convicção que havia acordo para que o ex-presidente da Caixa Geral de depósitos ficasse dispensado da entrega das declarações.  

 

"Sempre disse que a minha leitura dos textos (…) revelava a existência de um acordo quanto à questão de um entendimento e de um projecto comum de construção de uma solução que dispensasse António Domingues das declarações. Sempre disse isso, mantenho isso, portanto não vou pronunciar-me sobre o que os jornais e as televisões dizem sobre hipotéticos conteúdos de sms. O que digo é que essas SMS confirmam, do meu ponto de vista, aquilo que sempre pensei", afirmou.

 

Foi na sequência do contacto entre o Presidente da República e Lobo Xavier, que é conselheiro de Estado, que Marcelo decidiu chamar Centeno a Belém.




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
A SUBTILEZA DE XAVIER 16.02.2017

Tb a querer atirar as culpas todas p/oCenteno tentando ilibar Costa e Marcelo. A evidência é q houve um DL com assinatura do PM e promulgado pelo PR chanfrado...Xavier é um dos que viram na politica um furo e q ficam sempre à borda do furo c/1 pé fora e outro dentro p/rapidamente retirarem tb este

Zeca 16.02.2017

Apesar de ser um homem de direita tinha o meu respeito! Mas, não estava a vê-lo como intriguista!? A direita começa a entrar em desespero com os êxitos de Centeno e do governo PS!

Especie protegida ! 16.02.2017

Eles (o nome diz tudo..) atacam e roubam em alcateia. Este e' um " alpha" de uma alcateia secundaria..."trabalha" pra outro (s).

Isto foi um golpe e tem quer ter um pai. 16.02.2017

Então o ser domingos com os seus advogados fazem uma lei para a direcção privada da CGD ,para não dar contas a ninguém,ainda bem que os governantes viram o que estava ao fundo do túnel. Alguém tentou enganar alguém.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub