Impostos Maço de tabaco sobe a partir de cinco cêntimos

Maço de tabaco sobe a partir de cinco cêntimos

A estimativa é da PwC, salientado que é difícil concretizar o valor exacto da subida devido à fórmula de cálculo do imposto. No último Orçamento os aumentos chegaram aos dez cêntimos por maço.
Maço de tabaco sobe a partir de cinco cêntimos
Filomena Lança 14 de Outubro de 2016 às 17:52

A proposta de Orçamento do Estado para 2017, que o Governo vai entregar esta sexta-feira, 14 de Outubro, no Parlamento, poderá traduzir-se num aumento de cinco a dez cêntimos por maço de tabaco. As estimativas são da PwC, que alerta para o facto de, no final, tudo depender das margens que as tabaqueiras entendam aplicar.

 

Na proposta "denota-se um aumento generalizado da taxa do elemento específico em 3% e uma harmonização da taxa do elemento ad valorem para 16%", explica a PwC. "Com base nestes aumentos é expectável que se venha a verificar um aumento entre 5 a 10 cêntimos por maço, o que neste momento não é impossível concretizar com exactidão porque a forma de cálculo do imposto leva em conta a margem das tabaqueiras", concretiza.

 

As margens das tabaqueiras não são públicas, o que dificulta a realização de cálculos, explica o especialista.

 

No último Orçamento do Estado os maços de cigarro tiveram, em média, aumentos de dez cêntimos cada. Desta vez já eram expectáveis novos aumentos, que, aliás, são uma constante todos os anos. Ainda assim, a margem para aumentos no tabaco vai reduzindo, já que os preços muito elevados acabam por desincentivar o consumo e, ao mesmo tempo, por fomentar o contrabando, com efeitos negativos no cômputo final da receita.

(Notícia actualizada às 20:20 com mais informação)




A sua opinião35
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Alberto Ribeiro Há 3 semanas

Só?

comentários mais recentes
SÍTIO MUITO MANHOSO Há 3 semanas



. . . DEIXEM-SE DE HIPOCRISIA ! CADA MAÇO DE TABACO DEVIA CUSTAR MAIS DE 20 € E TODOS OS QUE FUMAM SEREM OBRIGADOS A VISITAR A PNEUMOLOGIA NO HOSPITAL DA SUA RESIDÊNCIA !

TAMBÉM QUANDO VÃO A CONDUZIR SÓ DEVERIAM FAZÊ-LO COM AS JANELAS FECHADAS PARA APROVEITAREM BEM O FUMO NA TOTALIDADE !

Resposta de Jaime.G.Estevesa SÍTIO MUITO MANHOSO Há 2 semanas

O seu nick é claro sobre a identificação do personagem que se esconde.
Sabia você que um fumador de 10 cigarros dia que faço isto durante 20 anos, paga 400% mais impostos que outro cidadão normal? claro que não sabia, aproveite o tempo livre para se cultivar.

Joao Pedro Ribeiro Há 3 semanas

chulos

João Simas Há 3 semanas

Vamos lá mais impostos e e mais impostos....mais novos impostos onde vai parar a geringonça? Que mais impostos vai inventar? Realmente a esquerda só sabe sacar sacar e mais sacar ...

Estevao Rangel Há 3 semanas

Lammento, mas en Benguela fumo tabaco de fabrico nacional por 0,22 euros. Quem quiser Rothmans 1,5 euros. Amen.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub