Europa Maior banco grego diz que Trump vai ajudar economia grega

Maior banco grego diz que Trump vai ajudar economia grega

Piraeus Bank, o maior banco da Grécia, acredita a eleição de Donald Trump para o cargo da presidência dos Estados Unidos poderá vir a trazer um reforço para a economia do país.  
Maior banco grego diz que Trump vai ajudar economia grega
Bloomberg
Negócios 25 de Novembro de 2016 às 13:33

"Se o sentimento optimista que actualmente existe nos Estados Unidos com a eleição de um novo presidente é o reflexo da realidade" – afirma George Handjinicolaou, presidente do banco, em entrevista à Bloomberg TV – "penso que a restante economia global vai sentir os efeitos positivos disso e mesmo a Grécia vai beneficiar".

 

A vitória de Donald Trump é vista pela presidência do banco como uma forma de espalhar o crescimento económico, podendo assim ajudar a Grécia a sair de recessão.

 

De acordo com a Bloomberg, os bancos gregos têm vindo a passar por dificuldades ao longo daquela que é a maior recessão económica no país desde a 2ª Guerra Mundial e a maior reestruturação da dívida soberana de sempre.

 

Para os próximos três anos, os bancos comprometeram-se a limpar os seus balanços através de vendas, cancelamentos e acordos de serviços com gestores da dívida. Para Handjinicolaou, o sucesso destas medidas depende da dinâmica económica grega. "Mesmo que usemos o sistema mais inovador de gestão de crédito mal-parado, se a economia da Grécia não avançar, isso não nos permitirá chegar longe", afirma, acrescentando que a maior preocupação situa-se na direcção para a qual o país avança.

 

Segundo a mesma fonte, o Piraeus Bank apresentou no passado mês de Setembro um lucro de 14 milhões de euros durante os primeiros nove meses deste ano. Em igual período do ano passado, o mesmo banco apresentou perdas de 621 milhões de euros. O presidente do banco acredita que a sua instituição financeira irá ao encontro das metas estabelecidas pelo banco central grego com a redução de empréstimos a fundo perdido.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz Há 1 semana

OS GREGOS ESTÃO EM TODAS

TRAMBIQUEIROS MAIORES NÃO EXISTEM

Quem anda com companhias duvidosas, arrisca-se Há 1 semana

Queira Deus não se arrependam, depois, amargamente ...

pub