Economia Maioria dos europeus quer que Bruxelas ponha fim à mudança de hora

Maioria dos europeus quer que Bruxelas ponha fim à mudança de hora

Bruxelas questionou os europeus sobre a mudança de hora, que acontece duas vezes por ano. A consulta pública foi a mais participada de sempre. E um jornal alemão diz que mais de 80% dos europeus querem acabar com a mudança de hora.
Maioria dos europeus quer que Bruxelas ponha fim à mudança de hora
Bloomberg
Negócios 30 de agosto de 2018 às 13:16

A Comissão Europeia quis saber a opinião dos europeus sobre o sistema de horas vigente, e que determina uma hora de Inverno e uma hora de Verão. Esta consulta pública esteve activa durante 43 dias e houve 4,6 milhões de respostas.

 

O que Bruxelas queria saber era se os europeus defendiam pôr fim à mudança de horas na União Europeia. E a resposta foi peremptória: sim. Mais de 80% dos participantes defendem que se acabe com a mudança de hora na região, de acordo com o jornal alemão Westfalen Post, citado pelo El País.

Bruxelas ainda estará a organizar os dados, por países, mas a publicação alemã adianta que um em cada três participantes foi alemão.

 

Esta consulta pública foi realizada depois de ter sido feita uma recomendação por parte do Parlamento Europeu precisamente para pôr fim à mudança do horário de Verão, que implica adiantar o relógio 60 minutos em Março, um horário que se prolonga até Outubro.

 

A recomendação do Parlamento Europeu, que não é vinculativa, tem por base um estudo publicado em Outubro de 2017. Neste é defendido que apesar do horário de Verão ser benéfico para a indústria dos transportes, aumentar o potencial das actividades de lazer fora de casa e reduzir o consumo de energia, é associado a disrupções no biorritmo humano.

 

A adopção da hora de Verão tornou-se "standard" em toda a Europa nos anos 1980, ainda que já tivesse sido aplicada por alguns países noutras alturas, nomeadamente durante a I e a II Guerra Mundial. A actual legislação sobre a hora legal está em vigor desde 1996 e determina que as mudanças de hora são feitas no último domingo de Outubro (hora de Inverno) e no último domingo de Março (hora de Verão).    




pub