Eleições Maioria dos portuenses acha que Moreira governa melhor que Rio

Maioria dos portuenses acha que Moreira governa melhor que Rio

Na comparação dos últimos “Ruis” que ocuparam a Câmara do Porto, quase metade dos inquiridos pela Aximage prefere a actuação do independente. Só 17% do eleitorado escolhe o ex-autarca e putativo candidato a líder do PSD.
Maioria dos portuenses acha que Moreira governa melhor que Rio
Ricardo Castelo
António Larguesa 22 de setembro de 2017 às 07:10

A maior parte dos eleitores do Porto (47,2%) considera que o Executivo liderado por Rui Moreira está a actuar melhor em comparação com o que se passava no anterior mandato protagonizado por Rui Rio, segundo uma sondagem da Aximage para o Negócios.

 

Este estudo de opinião mostra, por outro lado, que um em cada quatro inquiridos não encontra diferenças entre o trabalho do autarca eleito como independente, embora apoiado formalmente pelo CDS-PP, e o realizado pelo social-democrata que governou a cidade durante 12 anos. Já para 16,9%, Moreira está a actuar pior do que o seu antecessor.

 

O comparativo favorável ao líder do movimento "O Nosso Partido é o Porto" acaba por reflectir a nota positiva (13 valores, numa escala de 0 a 20) que lhe é dada pelo eleitorado, assim como o apoio popular ao trabalho realizado nos Paços do Concelho desde 2013. Quase metade (47,4%) considera que este Executivo tem actuado bem ou muito bem e só 11% chumba o governo local.

 


 

Face a estas avaliações não surpreende que Rui Moreira surja destacado nas intenções de voto para as eleições de 1 de Outubro. O inquérito da Aximage, feito entre 16 e 19 de Setembro, mostra que a grande dúvida para a noite eleitoral na cidade reside na atribuição do 13.º e último mandato, que "está dependente do sentido de abstenção e do voto dos indecisos" e em disputa com o PS e com o Bloco de Esquerda.

 

Se o vereador "cair" para o movimento dos independentes, o ex-presidente da Associação Comercial do Porto vence com maioria absoluta esta votação em que a abstenção deve rondar os 49%, um ponto acima da verificada em 2013. O socialista Manuel Pizarro aparece com metade das intenções de voto (20,8%), os 11,8% de Álvaro Almeida (PSD) estão já mais próximos da CDU – Ilda Figueiredo, com 8,9%, tem a vereação garantida –, enquanto João Teixeira Lopes (5,3%) pode ser o primeiro vereador bloquista no município portuense.

 

 

Ficha técnica

 

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais do Porto com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (freguesia, sexo, idade, escolaridade e voto autárquico) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 261 a homens e 339 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 16 e 19 de Setembro de 2017, com uma taxa de resposta de 78,9%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Pois Eu aqui na Paisagem... 22.09.2017

Acho que vai chover ... ou talvez fazer sol.
Acho que que vou almoçar fora... ou talvez comer uma sandocha.
Acho que vou continuar a trabalhar ... ou talvez ler manipulações como esta.
Acho que os Tugas são tratados de retardados mentais para baixo... ou talvez a culpa seja deles!!

General Ciresp 22.09.2017

Uma coisa sabemos,e a outra se sabera.Rui RIo saiu do cargo aos OUBROS,mais tarde se sabera como vai sair o actual.Rui RIO separou o trigo do joio quando disse que as instalacoes da camara nao sao para jogar futebol la dentro e isso caiu mal nos pintinhos q ameacaram q mudavam para gaia,terao ido?

pub