Eleições Maiorias nas capitais de distrito aumentam em 2017

Maiorias nas capitais de distrito aumentam em 2017

As maiorias nas Câmaras Municipais das capitais de distrito aumentaram nestas eleições. Há 17 com maioria absoluta.
Maiorias nas capitais de distrito aumentam em 2017
Miguel Baltazar
Sara Antunes 02 de outubro de 2017 às 03:28

Das 20 Câmaras Municipais das capitais de distrito, a esmagadora maioria consegue governar em maioria absoluta. São 17 que têm este estatuto, aumentando o número em três face às últimas eleições, que decorreram em 2013.

 

As novas maiorias foram conquistadas por Rui Moreira, no Porto, pelo PSD/CDS em Faro, pelo PSD em Santarém, e pela coligação liderada por Paulo Cafôfo, no Funchal. Já Portalegre, que era uma câmara governada em maioria, perdeu esse estatuto. Tal como Lisboa, onde Fernando Medina ganhou, mas não conseguiu renovar a maioria absoluta conquistado por António Costa nas eleições de 2013.

 

Sozinho, o PSD tem tantas câmaras de capital de distrito com maioria absoluta como o PS. Os laranjas têm Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Ponta Delgada. Já os rosa têm Viana do Castelo, Vila Real, Leiria, Castelo Branco e Beja – esta última "roubada" à CDU.

 

Mas o PSD está representado em mais três câmaras capital de distrito com maioria, desta feita, em coligação com o CDS: Braga, Aveiro e Faro.

 

Já a CDU tem maioria em duas Câmaras: Évora e Setúbal.

 

(Notícia actualizada, pela última vez, às 16:15 de segunda-feira, 2 de Outubro)




pub