Emprego Mapa: Desemprego em Portugal já é inferior ao da Letónia  

Mapa: Desemprego em Portugal já é inferior ao da Letónia  

Veja o mapa com as taxas de desemprego em todos os países da União Europeia até Dezembro de 2017.  
Nuno Carregueiro 31 de janeiro de 2018 às 18:49

De acordo com os dados publicados esta quarta-feira, 31 de Janeiro, pelo Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal recuou de 10,2%, em Dezembro de 2016, para 7,8% no mês passado (um mínimo desde Maio de 2004). Uma queda de 2,4 pontos percentuais que na União Europeia só é superada pela verificada na Grécia (2,6 pontos percentuais) e na Croácia (2,5 pontos percentuais).

Com a taxa de desemprego na Zona Euro a manter-se em 8,7% (um mínimo desde Janeiro de 2009), em Portugal já se situa 0,9 pontos percentuais abaixo da média. Uma diferença que contrasta com o que acontecia há alguns meses, quando Portugal tinha uma taxa de desemprego bem acima do registo médio no bloco do euro.

A descida acentuada na taxa de desemprego em Portugal permite ao país continuar a baixar posições no "ranking" dos países com taxas mais elevadas. Depois de, durante muito tempo, ter ocupado a terceira posição (em 2013 a taxa de desemprego em Portugal superou os 17%), agora Portugal é o nono país da UE com o registo mais elevado.

Em Novembro passou a ter uma taxa inferior à da Finlândia. Em Dezembro baixou mais uma posição, passando a apresentar uma taxa de desemprego inferior à da Letónia (8,1%). Para descer mais posições, a taxa de desemprego terá que continuar a baixar de forma significativa em Portugal. Apenas a Eslováquia (7,4%) e Lituânia (7,1%) surgem no mesmo dígito que Portugal.

 

Veja todos os dados dos países da UE no mapa em cima.