União Europeia Mapa: Dívida portuguesa foi a segunda da UE que mais aumentou

Mapa: Dívida portuguesa foi a segunda da UE que mais aumentou

Veja o mapa com a evolução do rácio da dívida pública sobre o PIB em todos os países da União Europeia.
Nuno Carregueiro 01 de novembro de 2017 às 13:00

No segundo trimestre a dívida pública em Portugal situou-se em 249 mil milhões de euros, o que representa 132,1% do PIB. Este valor representa um agravamento de 1,7 pontos percentuais face ao primeiro trimestre (130,4%), sendo que na Zona Euro só a Lituânia fez pior (aumentou o endividamento em 2,6 pontos percentuais para 41,7% do PIB).

 

Os dados já foram revelados pelo Eurostat na semana passada, sendo que  o Negócios os apresenta agora em mapa (ver em cima), onde é possível visualizar a evolução em todos os países da UE.

 

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, Portugal também regista um agravamento do endividamento, que embora de menor dimensão (0,8 pontos percentuais), permanece como um dos mais elevados da Zona Euro.

 

Portugal continua com a terceira maior dívida entre os países da Zona Euro, pois em Itália o endividamento também aumentou, situando-se no segundo trimestre em 134,7% do PIB. A Grécia permanece com o estatuto de país com maior dívida (175% do PIB), sendo que depois de Portugal surge Chipre, com 107,6%.

 

Olhando para o conjunto dos países do Euro, a dívida pública baixou para 89,1% no segundo trimestre, menos uma décima do que nos três meses anteriores.

pub