Conjuntura Mapa: Pelo menos 9 países do euro cresceram acima de Portugal no terceiro trimestre

Mapa: Pelo menos 9 países do euro cresceram acima de Portugal no terceiro trimestre

A economia europeia acelerou no terceiro trimestre. Conheça os resultados de cada país, que colocam Portugal entre os que apresentaram um desempenho menos forte.

A economia portuguesa conseguiu um bom desempenho no terceiro trimestre, registando uma taxa de crescimento de 2,5%, em linha com a média da Zona Euro.

 

Contudo, analisando os dados de cada país, são muitos mais os que crescem acima de Portugal do que os que apresentam um desempenho inferior.

 

Entre os 13 países da Zona Euro para os quais o Eurostat publicou taxas de variação homóloga do PIB no terceiro trimestre, nove deles apresentam um crescimento superior ao de Portugal. E apenas três registaram um crescimento inferior.

 

Enquanto a Letónia se destaca pela positiva (PIB cresceu 6,2% no terceiro trimestre), a Bélgica apresenta o pior desempenho (PIB cresceu 1,7%). No mapa em cima constam os dados de todos os países da Zona Euro e também do Reino Unido, que registou o crescimento mais baixo entre todos os países.

 

O número de países a crescer acima de Portugal deverá aumentar quando forem disponibilizados os dados de mais países, já que a Irlanda, Luxemburgo, Malta e Estónia têm registado taxas de crescimento mais fortes.  

 

A França e Itália, apesar de terem acelerado no terceiro trimestre, também cresceram abaixo de Portugal e explicam por que a média da Zona Euro é inferior ao registado pela maior parte dos países. A puxar pela Zona Euro continua a economia germânica, que cresceu 2,8% no terceiro trimestre, mais meio ponto percentual do que a taxa homóloga registada no segundo trimestre.

 

Segundo o Eurostat, as economias do euro que cresceram ao ritmo mais rápido no terceiro trimestre foram a Letónia (6,2%), o Chipre (3,9%), a Finlândia (3,6%), a Lituânia e a Eslováquia (ambas com 3,4%).




Saber mais e Alertas
pub