Conjuntura Mapa: Saiba em que posição está o seu município no ranking do poder de compra do país

Mapa: Saiba em que posição está o seu município no ranking do poder de compra do país

As cores contam a história deste mapa. Mais escuro no litoral, mais claro no interior. Veja o mapa e saiba qual é o poder de compra do seu concelho.

Nuno Aguiar Rui Santos - infografia 20 de novembro de 2013 às 09:19

As cores contam a história deste mapa. Mais escuro no litoral, mais claro no interior. O mesmo é dizer mais rico no primeiro e mais pobre no segundo. Mais de metade do poder de compra dos 308 municípios portugueses está concentrado nos 35 concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

 

Os dados publicados há duas semanas pelo INE mostram que em 2011, a Grande Lisboa e o Grande Porto concentravam 52% do poder de compra nacional, tendo “apenas” 44% da população. Menos de 12% dos municípios tem um poder de compra per capita acima da média do País. O concelho com valor mais elevado é Lisboa, com 216,7% da média. Entre dez os municípios com poder de compra mais baixo, sete situam-se no Interior da região Norte. Celorico de Basto é o município mais pobre, com um poder de compra de 49,8% do total.

 

 

Ficha técnica:

Indicador per Capita do Poder de Compra

O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra representa o poder de compra do município dividido pelo número de habitantes. Com a média nacional em 100, o valor de cada concelho representa o seu posicionamento face à média de Portugal. Ou seja, se Lisboa tem um Indicador per Capita de 216%, significa que o poder de compra dos seus habitantes representa 216% da média nacional. Mais de duas vezes superior.

 

Percentagem de Poder de Compra

A Percentagem de Poder de Compra (PPC) é um indicador derivado do Indicador per Capita (IpC) e pretende avaliar o nível de concentração do poder de compra nos diferentes territórios nacionais. Indica que percentagem do poder de compra total do País está concentrado naquele município. Os 0,003% do Corvo significam que a ilha concentra essa percentagem do poder de compra de Portugal.

 

Ranking do IpC

É o mais simples de explicar: o ranking de todos os municípios portugueses por poder de compra per capita. Isto é, Lisboa é o nº 1 com mais de 216% do poder de compra médio do País e Celorico de Basto com 308º com menos de 50% do poder de compra médio nacional

 

 




pub