Economia Marcelo e Costa fazem convites para Fátima na Colômbia

Marcelo e Costa fazem convites para Fátima na Colômbia

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa participam na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia.
Marcelo e Costa fazem convites para Fátima na Colômbia
Bruno Simão
Lusa 29 de Outubro de 2016 às 20:04
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou este sábado os chefes de Estado e de Governo ibero-americanos a visitarem Fátima por ocasião das comemorações do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria.

O chefe de Estado fez este convite na sua intervenção na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia, quando falava sobre a cultura: "Na cultura entram também crenças e formas de circulação, crenças religiosas. Recordo para o ano o centenário de Fátima em Portugal, para o que estais convidados".

Em seguida, discursou o primeiro-ministro António Costa, que complementou esse convite: "Quero juntar ao convite que o Presidente da República de Portugal já fez para que visitem Portugal por ocasião do centenário de Fátima, [um convite] para que visitem Portugal também no próximo ano porque Lisboa será capital ibero-americana da cultura".

"Mais do que interesses, aquilo que nos une é uma cultura comum. E a capital da cultura em Lisboa significa que Lisboa será no próximo ano a capital de todos vós. Muito obrigado, e bem-vindos a Portugal", acrescentou o primeiro-ministro e ex-autarca da capital portuguesa.

Colômbia "agarra-se" à esperança de paz, diz Presidente

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou também este sábado, no discurso inaugural da XXV Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, que o seu país "trabalha por um futuro melhor" e se agarra à esperança de paz.

Juan Manuel Santos assegurou que a cimeira se celebra "num momento crucial" para o país e que o acordo assinado com os guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há um mês, no mesmo local do evento (Centro de Convenções de Cartagena), será "a base de uma transformação sem precedentes" da Colômbia, apesar de ter sido rejeitado num referendo.

"Com alguns ajustes e esclarecimentos que serão feitos em breve, vamos conseguir acabar com um conflito de 52 anos, que deixou mais de 200 mil mortos e oito milhões de vítimas e pessoas deslocadas", garantiu o presidente, reafirmando que "a paz na Colômbia será uma realidade".

O chefe de Estado deu conta dos contactos que manteve com as diferentes forças políticas e setores sociais do país desde a derrota da consulta popular, no passado dia 2 de Outubro, como parte de "um grande diálogo nacional pela união e reconciliação em torno da paz".

"Este diálogo foi construtivo e proveitoso. As centenas de propostas de ajustes foram cuidadosamente estudadas para incorporar o maior número possível e obter um novo acordo que nos una e nos permita recolher os fruto da paz para todos os colombianos", indicou.

A XXV Cimeira Ibero-americana, dedicada ao lema da Juventude, Empreendedorismo e Educação, juntará na Colômbia os chefes de Estado e de Governo de 22 países - Portugal, Espanha e Andorra e 19 países da América Latina - e acontece dois anos após a última reunião, realizada em Veracruz, México, em 2014, quando estes encontros passaram a bienais.



A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Montrond Há 1 semana

“Marcelo convida chefes de Estado a visitarem Fátima no centenário”… Os nossos representantes políticos devia ter sempre presente que Portugal é um Estado laico, e, como tal, deve ser considerado quer em Portugal, quer no estrangeiro. Fátima é apenas um lugar de culto. Nada mais.

comentários mais recentes
Criador de Touros Há 1 semana

Os maçons GOL em Portugal criaram um Estado laico e tudo fizeram para acabar com a Igreja Católica. Quase conseguiram. Só não conseguiram acabar com Fátima, mas tentaram no início e não só. Hoje temos um Portugal laico, pobre, arruinado e sem esperança. A desmontagem maçónica GOL dos últimos 200 anos foi impiedosa para Portugal. O que é importante não vem nos livros de história. E o povo pensa que sabe história contemporânea de Portugal !... Nem os licenciados em história sabem, quanto mais os outros !...A verdade gosta de se esconder.

Jesus Cristo laico Há 6 dias

A Constituição da República Portuguesa determina a separação das igrejas do Estado mas continua-se a tratar a Igreja Católica como se ainda fosse a igreja de estado com abominável e descarada parcialidade.

Criador de Touros Há 1 semana

O PR Marcelo fez o convite para Fátima, pois o maçom GOL e monhé gordinho teve logo de se armar em escravo indiano ateu e fazer também o convite, como bom macaco de imitação que é.António Costa é um moço de recados sem vergonha na cara e com esta quis apanhar mais uns votos a alguns católicos distraídos. A maçonaria GOL é satânica/anti-católica, vêm enfraquecendo a Igreja Católica há mais de 200 anos com jogadas e golpadas e já antes do GOL o maçom Pombal o fez.

Criador de Touros Há 1 semana

Porque é que António Costa é tão amigo de Rui Rio ? Esta é só para gente que sabe. Porquê ? Vou ajudar. Porquê este interesse por Rui Rio do maçom GOL António Costa ? E porque é que o expresso do maçom GOL Balsemão lançou a candidatura de Rui Rio ao PSD este fim-de-semana?Não prestam atenção ao que o Criador de Touros vos diz e depois são ultrapassados nas curvas pelas manobras de bastidores...Rui Rio é um salazar sonso !!...A jogada da maçonaria GOL é criar um bloco central líderes maçons GOL. Como já houve no tempo de Soares, que era /é GOF/GOL e Balsemão GOL. Rui Rio é maçom GOL. Tudo confere.Assim o PSD nunca levará o meu voto e votarei CDS, com Cristas, de quem não gosto.O famoso bloco central de interesses é uma jogada do GOL. Aprendam. Mas não sou o único a saber isto, mas poucos o saberão. Cuidado PSD !!...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub