Política Marcelo lamenta que troika "não tenha descoberto há mais tempo" fragilidades da banca

Marcelo lamenta que troika "não tenha descoberto há mais tempo" fragilidades da banca

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje que a 'troika' "não tenha descoberto há mais tempo" as fragilidades do sistema bancário português porque isso teria evitado uma parte dos problemas durante o período de ajustamento.
Marcelo lamenta que troika "não tenha descoberto há mais tempo" fragilidades da banca
Bruno Simão
Lusa 06 de fevereiro de 2017 às 14:46

Durante uma visita às instalações do Colégio Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o relatório da OCDE hoje conhecido - onde se destaca que a fragilidade da banca "precisa de ser resolvida o quanto antes" - tendo sublinhado que Portugal está "a dois passos de um momento importante para a consolidação da banca portuguesa" que é a venda do Novo Banco e a resolução em simultâneo do problema dos activos problemáticos.

 

"Aquilo que foi uma preocupação no ano anterior e no começo deste ano foi-se compondo, está-se a compor e se há coisa que nós lamentamos é que a 'troika' não tenha descoberto isso há mais tempo. Porque se tem descoberto isso há uns quatro, cinco anos tinha facilitado muito essa decisão", defendeu.

 

Na opinião do Presidente da República, "mais vale tarde do que nunca" e ainda bem que as instituições internacionais descobriram que era "um problema".

 

"Tinha-se evitado uma parte do problema se tem tido essa descoberta um bocadinho antes", reiterou.

 

Relatório da OCDE não tem alterações significativas

 

O Presidente da República considerou que o relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) foi elaborado com números "recolhidos há algum tempo", não revelando alterações significativas.

 

"Acho que o relatório da OCDE vem na linha da posição anterior da OCDE, portanto é um relatório feito com números recolhidos há já algum tempo e que aponta para no fundo uma linha de continuidade relativamente às previsões da OCDE quanto ao crescimento, quanto ao emprego e quanto à balança de pagamentos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

 

"Não tem alterações significativas", concluiu o chefe de Estado. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) diz que o investimento em Portugal está mais de 30% abaixo do nível de 2005 e antecipa que o desemprego se vá manter nos dois dígitos nos próximos anos.

 

A OCDE divulgou hoje um relatório sobre a evolução da economia portuguesa e, no documento, antecipa "um crescimento anual moderado", de 1,2% em 2017, e refere que o consumo privado teve um papel importante recentemente, mas "deverá perder peso porque a criação de emprego é demasiado fraca para que as despesas dos consumidores continuarem a expandir-se ao nível actual".




A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado joaoaviador Há 3 semanas

Desculpem a ignorância mas era a "troika" que tinha de descobrir? É que eu só queria entender.

comentários mais recentes
pertinaz Há 3 semanas

VERGONHA... QUE ROUBEM À VONTADE... CABE À TROIKA DESCOBRIR... SE NÃO DESCOBRIR ENTÃO A CULPA DO ROUBO É DA TROIKA... ESPANTOSO !!!

fonseca07 Há 3 semanas

Sr. Presidente como é do seu conhecimento os maiores e primeiros responsáveis foram e são os banqueiros.
Na responsabilidade logo a seguir vem o Banco Portugal entidade reguladora supervisora.
O BES não quis CoCos, porque será ? respirava vitalidade ?
E a auditoria à CGD ?? Para quando ??

camaradaVerao75 Há 3 semanas

Oh caríssimo Marcelo(já XéXé?) estive a colocar esse problema à troika e eles disseram-me que com o mal dos outros governavam-se eles bem.

Anónimo Há 3 semanas

Votei em MRS. Mas confesso que o homem já me cansa. Qdo aparece na TV faço logo zapping!! O homem é lélé da cuca e trata os portugueses como criancinhas, ou atrasados mentais. Quem o ouve parece que Portugal é o país das maravilhas. Tudo corre muito bem, não há nenhum problema. Qualquer contratempo é culpa de terceiros. Enfim, qdo temos um PR que quando uma agencia de rating mantem Portugal no LIXO é uma boa noticia, está tudo ditto. Nem vale a pena comentar.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub