Política Marcelo tenta vida nova com Passos

Marcelo tenta vida nova com Passos

Ano novo, vida nova. O Presidente da República almoça com Passos Coelho. Uma tentativa para dar a mão ao líder do PSD, numa altura em que o partido vive momentos agitados.
Marcelo tenta vida nova com Passos
Bruno Simão/Negócios
Marta Moitinho Oliveira 29 de dezembro de 2016 às 12:15

Marcelo Rebelo de Sousa almoça esta quinta-feira com Pedro Passos Coelho. O encontro será em Belém e tem como objectivo aproveitar a chegada de 2017 para marcar um novo tom, mais apaziguador, na relação entre os dois.

O almoço está marcado para as 13 horas no Palácio de Belém e servirá para o Presidente da República tentar desfazer o clima de tensão com o actual líder do PSD. Não serão feitas declarações à imprensa, mas Belém autorizou a recolha de imagens no início do encontro.

A relação fria entre Marcelo e Passos não vem de agora. No início de 2014, ainda Passos Coelho era primeiro-ministro, a moção que levou ao congresso do partido fixava o perfil do candidato às Presidências de 2016 e rejeitava um candidato "cata-vento". Marcelo – cujo nome já era apontado para a corrida a Belém – entendeu que Passos o que quis excluir.

Desde que Costa é primeiro-ministro que o clima de tensão se acentuou entre os dois. E nas comemorações do feriado do 1.º de Dezembro essa falta de sintonia foi evidente. Marcelo disse na cerimónia que o feriado "nunca deveria ter sido suspenso" ao que Passos respondeu dias depois que "ainda bem que [Marcelo] não é presidente do PSD".

A declaração de Passos não ficou sem resposta. "O PSD está bem entregue e o país também", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Com o almoço a sós, Marcelo parece assim apostado em dar a mão a Passos numa altura em que o partido atravessa uma fase mais agitada.

Segundo o Expresso, há já mais de 2.500 assinaturas de críticos de Passos Coelho para convocar um congresso extraordinário. Uma eventual reunião magna do partido nesta altura servirá para contestar a liderança de Passos.


A aproximação de Marcelo a Passos acontece numa altura em que também o Governo tenta construir pontes com o PSD. No último debate quinzenal, António Costa
elogiou as propostas "muito relevantes" do PSD em matéria de descentralização de competências para as autarquias e pediu ao maior partido da oposição para participar de forma activa no debate.




A sua opinião59
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

Espero bem que o PPC o mande dar uma volta.

comentários mais recentes
Desculpe Criados de Touros mas Há 3 semanas

Passos tem TODA a legitimidade para estar à frente do PSD. Quem o escorraçar do seu lugar atraiçoará o PSD e fará o jogo da geringonça, e não pense que sou a única a pensar desta maneira. O que mantém a geringonça viva é o "cheiro" do dinheiro e das benesses e isso irá acabar.


Criador de Touros Há 3 semanas

Passos quer fazer de Rajoy: esta será a única legitimidade razoável que ele poderá invocar. Mas assim, Passos acaba por legitimar ainda mais o governo de esquerda que nos desgoverna. Porquê ? Porque Passos é o rosto dos apertos desenfreados de que o mexilhão não gostou mesmo nada. Nem o povo percebeu o porquê dos apertos e se percebeu, faz de conta que não percebe.Apesar da frieza demolidora de Marcelo neste faz de conta, mantenho-lhe a nota máxima, 18 em 18, que não dou mais a pessoas públicas.O Passos deveria ter-concentrado mais quando era rapazote e estudava, que os estudos tardios adiantaram pouco a quem pouco sabia. Costa nesse aspecto fez o papel do indiano coitadinho que tinha de marrar, se não os brancos passar-lhe-íam para a frente...etc...E assim se vai fazendo cera na política portuguesa, que mel, nem vê-lo !...

eheh Há 3 semanas

anedota de titulo

Criador de Touros Há 3 semanas

Passos está agarrado ao poder convencido de que é grande coisa !...Acho-o muito autista, mas também me custa ver Marcelo sempre a rir-se como aquelas artistas puthas das ideias, que estão sempre a abrir as pernas que gostam de se abrir...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub