Política Maria Luís Albuquerque: Costa permite instalação da CGTP na Autoeuropa a troco de orçamentos aprovados

Maria Luís Albuquerque: Costa permite instalação da CGTP na Autoeuropa a troco de orçamentos aprovados

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque considerou hoje que "o conflito na Autoeuropa é mais um reflexo da geringonça", acusando o primeiro-ministro de permitir à CTGP instalar-se na empresa "a troco de aprovações de orçamentos do Estado".
Maria Luís Albuquerque: Costa permite instalação da CGTP na Autoeuropa a troco de orçamentos aprovados
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 30 de agosto de 2017 às 20:17

Na newsletter diária do PSD, Maria Luís Albuquerque assina um artigo de opinião, no qual considera que hoje é "um dia histórico na indústria portuguesa, infelizmente pelas piores razões" já que "pela primeira vez em 26 anos, desde que a fábrica da Volkswagen se instalou em Portugal, realiza-se uma greve".

 

"O conflito na Autoeuropa é mais um reflexo da geringonça e do preço que António Costa impõe ao país para ser primeiro-ministro sem ter sido eleito. A troco da aprovação de orçamentos do Estado, do silêncio e cumplicidade de PCP e BE perante o colapso do investimento público e do estrangulamento dos serviços públicos, permite à CGTP que se instale onde até hoje não tinha conseguido entrar", condena a antiga ministra das Finanças.

 

Segundo Maria Luís Albuquerque, "enquanto o curto prazo correr (aparentemente) bem", António Costa "continuará a reclamar méritos que não tem e a partilhá-los com PCP e BE".

 

"No futuro, alguém será chamado a tentar remediar os estragos e a reerguer de novo um país inutilmente comprometido, mas por ora a manutenção no poder de António Costa e do PS e o reforço progressivo de poder por BE e PCP justificam todos os sapos que se engulam e todos os custos para o nosso desenvolvimento", acusou.

 

O significado político desta greve é, na opinião da dirigente social-democrata, "alarmante, mesmo se não surpreendente".

 

"O PCP apoia este governo porque isso lhe permitiu garantir, pelo menos por mais uns anos, a sobrevivência da CGTP", acusa, considerando que "só alguém desatento ou optimista acharia" que os comunistas "ficariam por aqui".

 

Segundo Maria Luís Albuquerque, a saída de António Chora da liderança da comissão de trabalhadores da Autoeuropa "desequilibrou os poderes dentro da fábrica e permitiu aos sindicatos afectos à CGTP alcançar o que há muito pretendiam sem sucesso".

 

"Impor à Autoeuropa a sua cultura de direitos adquiridos, sem atenção aos deveres, desprezando (ainda que não ignorando) os impactos que tal alteração pode trazer. No melhor dos cenários, redução da prevista criação de postos de trabalho. No pior, encerramento a prazo da fábrica e o regresso aos dias negros de desemprego e miséria na Península de Setúbal", avisa a também candidata do PSD à Assembleia Municipal de Setúbal nas próximas autárquicas.

 

A social-democrata cita António Chora, que "classifica a actuação dos sindicatos da CGTP como populista" e recorda o que aconteceu em outras empresas do grupo na Europa com a deslocalização de produção, ou seja, "a perda de postos de trabalho".

 

Os trabalhadores da Autoeuropa realizam hoje uma greve histórica, que só termina às 00:00 de quinta-feira, e que constitui a primeira paralisação por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela, que de acordo com a empresa teve uma "adesão de 41% do total dos trabalhadores".

 

A greve foi marcada após a rejeição de um pré-acordo entre a administração e a Comissão de Trabalhadores [que apresentou a demissão e convocou eleições para 3 de Outubro], devido à obrigatoriedade dos funcionários trabalharem ao sábado, como está previsto nos novos horários de laboração contínua que serão implementados a partir do próximo mês de Novembro.

 

Os trabalhadores alegam que, além do transtorno que a obrigatoriedade do trabalho ao sábado iria provocar nas suas vidas, a compensação financeira atribuída pela empresa também é muito inferior ao que iriam receber pelo trabalho extraordinário aos sábados.

 

De acordo com o novo modelo de horários, cada trabalhador iria rodar nos turnos da manhã e da tarde durante seis semanas e fará o turno da madrugada durante três semanas consecutivas, com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa nos outros dias da semana.




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comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

É preciso ter lata, a senhora Swap cobra-se bem, trabalha pouco e tem muitos direito e poucos deveres.
Os pretos (trabalhadores) é que tem de trabalhar todos os dias com uma folga por semana e ganhar pouco.
A senhora e gente como a senhora é que deve trabalhar numa linha de produção para depois

Autoeuropeu Há 3 semanas

Penso que a entrada dos sindicatos na Autoeuropa é o principio do seu fim. Acho que os trabalhadores devem correr com estes rapazes destruidores de empresas.
Também há tanta gente a trabalhar ao sábado e domingo e não morre por isso, porque pensam os tipos da autoeuropa serem diferentes....

O típico comentário grunho-geringôncico... Há 3 semanas

Ataques pessoais com mentiras, calúnias e ordinarices.
Comentar ideias não é para eles têm o cérebro oco. Para cada político da direita têm uma cassete predefinida, quer no largo do rato ou na madraça comunista ou bloquista. Quando vêem o político é só ligar a cassete.
Coitados topam-se logo...

Pinto Há 3 semanas

Não haverá um SWAP para esta Senhora assinar? E vejo que a reuniões da Arrow (onde ganha 5 mil euros por mês para ajudar uma empresa que compra créditos de entidades em dificuldades... bom para ela) lhe deixam tempo livre para escrever disparates.

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