Mundo Marine Le Pen diz que inspirou Trump

Marine Le Pen diz que inspirou Trump

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, afirmou hoje que o programa político do novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com forte pendor proteccionista, foi inspirado em propostas defendidas por ela.
Marine Le Pen diz que inspirou Trump
Lusa 27 de janeiro de 2017 às 14:24

"Não o encaro como um modelo, ele é que está a aplicar aquilo que eu proponho há anos e que os nossos adversários políticos sempre consideraram como estúpido", referiu a líder da Frente Nacional, numa entrevista ao diário francês La Voix du Nord.

 

O proteccionismo, na opinião de Marine Le Pen, consiste em adaptar cada decisão do direito aduaneiro a uma situação particular para reindustrializar o país.

 

"Não vamos colocar taxas sobre o café, que não produzimos", disse a candidata às eleições presidenciais francesas deste ano.

 

Para a líder da Frente Nacional, a única maneira de impedir, por exemplo, que a empresa norte-americana Whirlpool transfira a sua fábrica da localidade francesa de Amiens (norte) para a Polónia é acabar com os interesses adjacentes a este tipo de movimentações.

 

As empresas "fazem isto para conseguirem fabricar no estrangeiro produtos a baixo custo que vão depois revender em França com uma margem adicional. Obviamente que devem ser aplicados direitos aduaneiros que os privem de tal benefício", assinalou Marine Le Pen.

 

A líder da extrema-direita francesa, que segundo as sondagens irá conseguir disputar a segunda volta das presidenciais francesas em maio, referiu ainda que as suas ideias estão a ganhar um apoio eleitoral cada vez "mais sólido e fiel", afirmando acreditar que uma eventual vitória nas eleições da primavera "é totalmente credível".

 

No fim-de-semana passado, durante um encontro com as forças europeias populistas e de extrema-direita na região oeste da Alemanha, Marine Le Pen defendeu que a Europa "vai despertar" durante 2017, ano de eleições em vários países da União Europeia (UE).

 

Com o resultado surpresa do 'Brexit' (como ficou conhecida a saída do Reino Unido da UE após um referendo) e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, "2016 foi o ano em que o mundo anglo-saxónico acordou".

 

"2017 será, tenho a certeza, o ano do despertar dos povos da Europa continental", declarou então Marine Le Pen, durante o encontro que reuniu os partidos (eurocépticos e de extrema-direita) membros do grupo político Europa das Nações e da Liberdade (ENL) do Parlamento Europeu.

 

"Agora é preciso passar à próxima etapa, a etapa em que não nos vamos contentar mais em ser uma minoria no Parlamento, a etapa em que estaremos em maioria nas sondagens em cada eleição", afirmou na mesma ocasião a líder da Frente Nacional.

 

Donald Trump tomou posse na sexta-feira passada como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

 

 




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado AMLG 27.01.2017

Sim. Entre os dois é dificil escolher o maior lixo!

comentários mais recentes
Anónimo 30.01.2017

Que venham logo as eleições para esta Sr fechar as fronteiras e acabar com a concorrência desleal das empresas portuguesas

Anónimo 28.01.2017

Triteza! 100 anos depois de cairem no fundo do barril, ainda se julgam ser alguma coisa no mundo; < INSPIROU O TRUMP!!!!>

Anónimo 27.01.2017

Esta Sra tem razão, mas o Trump acha que a fábrica da Whirlpool (Americana) deve é regressar aos EUA ... America First!

AMLG 27.01.2017

Sim. Entre os dois é dificil escolher o maior lixo!

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub