Política Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior

Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior

O Governo de António Costa atinge um máximo de pelo menos um ano nas expectativas dos portugueses: 64 pontos. Entre os sondados, 49,6% dizem que Costa está a governar melhor do que se esperava e 7,4% dizem que é pior do que previam.
Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 14 de maio de 2017 às 20:00

O ministro das Finanças, Mário Centeno, continua a ser visto pelos portugueses como sendo o melhor ministro do Executivo liderado por António Costa. No Barómetro Político da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o inquilino do Terreiro do Paço é o mais apreciado, considerado por 29,7% dos inquiridos como o melhor ministro ao longo do último mês.

No mês seguinte a confirmar-se um défice de 2% nas contas de 2016 e dias depois das previsões da Primavera da Comissão Europeia – que as Finanças defendem que confirmam que Portugal está em condições para sair de Procedimento Défice Excessivo – o nome de Centeno é também o que mais vem à cabeça dos portugueses quando questionados pelo Governo.

Na ponta oposta está o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues - 13,8% consideram que é o pior ministro deste Governo, contra 9,7% que o acham o melhor membro da equipa de Costa. A avaliação surge no mês em que a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) fez um ultimato ao ministério para que responda a reivindicações, anunciando acções de protesto e um pré-aviso de greve.  

Próximo de Brandão Rodrigues está o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (10,6% dizem que é o pior ministro) no mês em que os médicos fizeram greve contra a falta de medidas do Governo em várias matérias. Porém, as opiniões dividem-se com a balança a pesar para uma opinião positiva: para 12,4% dos inquiridos, Campos Fernandes é o melhor ministro.

Entre os ministros em que a avaliação positiva está acima da negativa estão ainda Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros) e Vieira da Silva (Segurança Social, num mês em que se soube de nova descida na taxa de desemprego). Os ministros que recolhem maior diferença entre opiniões negativas e positivas são, além de Brandão Rodrigues, Constança Urbano de Sousa (Administração Interna), João Matos Fernandes (Ambiente) e Castro Henriques (Cultura).

No índice de expectativas, o Governo de António Costa atinge um máximo de pelo menos um ano, ao ascender aos 64 pontos. Entre os sondados, 49,6% dizem que Costa está a governar melhor do que se esperava, 42,1% não se mostram surpreendidos e 7,4% dizem que a actuação é pior do que o aguardado.


Ficha técnica

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efectivas:270 a homens e 333 a mulheres; 55 no Interior Norte Centro, 91 no Litoral Norte, 112 na Área Metropolitana do Porto,105 no Litoral Centro, 159 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul; 95 em aldeias, 167 em vilas e 341 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 5 a 8 de Maio de 2016, com uma taxa de resposta de 79,8%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95 % -de 4,00 %).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda .,sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado IS 28.05.2017

Melhor ministro? Só entrevistaram eleitorado socialista com certeza.

comentários mais recentes
IS 28.05.2017

Melhor ministro? Só entrevistaram eleitorado socialista com certeza.

Mr.Tuga 15.05.2017

What the fuck ?!?!?!?!!??!?!?!?!?!?

surpreso 14.05.2017

Mário Centeno é o melhor MF de sempre de Portugal.Nem o acabado da silva de boliqueime.

pub