Política Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior

Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior

O Governo de António Costa atinge um máximo de pelo menos um ano nas expectativas dos portugueses: 64 pontos. Entre os sondados, 49,6% dizem que Costa está a governar melhor do que se esperava e 7,4% dizem que é pior do que previam.
Sondagem: Mário Centeno é o melhor ministro; Brandão Rodrigues o pior
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 14 de maio de 2017 às 20:00

O ministro das Finanças, Mário Centeno, continua a ser visto pelos portugueses como sendo o melhor ministro do Executivo liderado por António Costa. No Barómetro Político da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o inquilino do Terreiro do Paço é o mais apreciado, considerado por 29,7% dos inquiridos como o melhor ministro ao longo do último mês.

No mês seguinte a confirmar-se um défice de 2% nas contas de 2016 e dias depois das previsões da Primavera da Comissão Europeia – que as Finanças defendem que confirmam que Portugal está em condições para sair de Procedimento Défice Excessivo – o nome de Centeno é também o que mais vem à cabeça dos portugueses quando questionados pelo Governo.

Na ponta oposta está o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues - 13,8% consideram que é o pior ministro deste Governo, contra 9,7% que o acham o melhor membro da equipa de Costa. A avaliação surge no mês em que a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) fez um ultimato ao ministério para que responda a reivindicações, anunciando acções de protesto e um pré-aviso de greve.  

Próximo de Brandão Rodrigues está o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (10,6% dizem que é o pior ministro) no mês em que os médicos fizeram greve contra a falta de medidas do Governo em várias matérias. Porém, as opiniões dividem-se com a balança a pesar para uma opinião positiva: para 12,4% dos inquiridos, Campos Fernandes é o melhor ministro.

Entre os ministros em que a avaliação positiva está acima da negativa estão ainda Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros) e Vieira da Silva (Segurança Social, num mês em que se soube de nova descida na taxa de desemprego). Os ministros que recolhem maior diferença entre opiniões negativas e positivas são, além de Brandão Rodrigues, Constança Urbano de Sousa (Administração Interna), João Matos Fernandes (Ambiente) e Castro Henriques (Cultura).

No índice de expectativas, o Governo de António Costa atinge um máximo de pelo menos um ano, ao ascender aos 64 pontos. Entre os sondados, 49,6% dizem que Costa está a governar melhor do que se esperava, 42,1% não se mostram surpreendidos e 7,4% dizem que a actuação é pior do que o aguardado.


Ficha técnica

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efectivas:270 a homens e 333 a mulheres; 55 no Interior Norte Centro, 91 no Litoral Norte, 112 na Área Metropolitana do Porto,105 no Litoral Centro, 159 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul; 95 em aldeias, 167 em vilas e 341 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 5 a 8 de Maio de 2016, com uma taxa de resposta de 79,8%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95 % -de 4,00 %).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda .,sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.


A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado IS Há 3 semanas

Melhor ministro? Só entrevistaram eleitorado socialista com certeza.

comentários mais recentes
IS Há 3 semanas

Melhor ministro? Só entrevistaram eleitorado socialista com certeza.

Mr.Tuga Há 1 semana

What the fuck ?!?!?!?!!??!?!?!?!?!?

surpreso Há 1 semana

Mário Centeno é o melhor MF de sempre de Portugal.Nem o acabado da silva de boliqueime.

pub
pub
pub
pub