Política Marques Mendes: condenados por fraude devem ser impedidos de se candidatar a eleições por 10 anos

Marques Mendes: condenados por fraude devem ser impedidos de se candidatar a eleições por 10 anos

O comentador da SIC reavivou uma proposta sua de há uma década para impedir condenados por crimes especialmente graves de poderem candidatar-se a cargos electivos nas eleições, nomeadamente nas autárquicas.
Marques Mendes: condenados por fraude devem ser impedidos de se candidatar a eleições por 10 anos
Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 20 de agosto de 2017 às 21:25
Luís Marques Mendes defendeu esta noite que os condenados por crimes como branqueamento de capitais ou fraude fiscal não devam poder ser candidatos às eleições, nomeadamente às autárquicas, por um período alargado.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, o antigo líder do PSD deixou o repto: "As pessoas condenadas por crimes especialmente graves, como corrupção, branqueamento de capitais, fraude fiscal, não podem, não deviam, ser candidatas a eleições. Deviam ser impedidas por lei de serem candidatas por um período, por exemplo 10 anos," afirmou.

Marques Mendes considera ser uma "contradição" o facto de alguém que está insolvente não poder ser candidato a um cargo numa autarquia, enquanto um condenado por corrupção pode concorrer. 

"Há uma lacuna na lei, há 11 anos que defendi isso, todos os partidos concordavam," recordou, aludindo ao tempo em que foi líder do Partido Social Democrata. "É altura de resolver este problema," acrescentou, num apelo ao parlamento.



A sua opinião14
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz Há 4 semanas

LEIO AQUI MUITOS INSULTOS DOS DITADORZINHOS DE PACOTILHA QUE QUEREM MANDAR NO PAÍS...!!!

dasse Há 4 semanas

cala-te anão insuportável cala-te, que papagaio

E os de dupla nacionalidade ? Há 4 semanas

E os que têm DUPLA NACIONALIDADE ? podem candidatar-se e podem votar ? e os ESTRANGEIROS podem candidatar-se? e podem votar ?

Porquê dez anos ? Há 4 semanas

A SACANISSE dilui-se com o tempo ? ou cresce e refina-se ? e os condenados com pena suspensa ? G'ANDA NOIA !

ver mais comentários
pub