Europa Merkel promete levar mandato até ao fim

Merkel promete levar mandato até ao fim

No cargo desde 2005, a candidata a um novo mandato à frente do governo alemão defende que ficará no cargo até ao final. E volta a deixar críticas ao sector automóvel por causa do escândalo do diesel.
Merkel promete levar mandato até ao fim
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 20 de agosto de 2017 às 19:08

A chanceler alemã, e recandidata ao cargo nas eleições do mês que vem, promete - caso seja reeleita - cumprir o mandato até ao último dia.

"Se eu for eleita outra vez e tiver a confiança do povo, então - tenho-o dito muito claramente – quatro anos," afirmou este domingo em respostas a questões da audiência, transmitidas num programa da cadeia RTL em Berlim.

Bem posicionada nas sondagens para as eleições de 24 de Setembro em relação ao seu adversário mais directo, o social-democrata Martin Schulz (uma média de sete sondagens feita pelo Financial Times dá 39% à CDU/CSU e 24% ao SPD), a candidata democrata-cristã voltou a criticar a indústria automóvel.

Em resposta a um proprietário de um Volkswagen sentado na audiência que acusou o seu governo de ser brando com os fabricantes envolvidos na manipulação das emissões de gases nocivos, a chanceler disse-se "zangada" com o escândalo do diesel.

"Estou zangada. (…) Fui ministra do ambiente durante quatro anos e assisti a como a indústria automóvel gosta de explicar tudo o que não faz; e aqui fomos realmente enganados, porque eles exploraram as directrizes", afirmou.

A chanceler reconheceu ainda que os consumidores norte-americanos beneficiaram de melhores compensações do que os alemães na resolução do escândalo do diesel, mas que isso se deveu à existência de sistemas de justiça distintos nos dois países.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 21 horas

Que vai ganhar as eleições, vai de certeza, pois tudo o que tem feito tem sido em prol da Alemanha e contra a quase totalidade dos Países da CE.

No que respeita ao tema dos carros, é conversa de embalar crianças. E cá estão os Países da CE para os comprar como importados.....

Boa Há 22 horas

O partido desta vaca subsidiou os fabricantes de carros a gasóleo com emissões falsas. Os idiotas dos alemães foram enganados pois compraram esses carros que agora pouco valem. Mesmo assim eles adoram-na.

pub