Merkel alerta Hollande para responsabilidade partilhada sobre a Europa
08 Maio 2012, 16:49 por Jornal de Negócios Online | negocios@negocios.pt
9
Enviar por email
Reportar erro
0
Com a Grécia mergulhada no caos político, Merkel escreveu a Hollande sublinhando as "decisões necessárias" que estão pela frente e que têm de ser coordenadas por ambos.
A chanceler alemã enviou a François Hollande uma carta em que o felicita formalmente pela sua eleição como presidente da França. Nela, Angela Merkel sublinha a necessidade de acção e a responsabilidade partilhada dos dois países fundadores do projecto de integração na Europa, referindo ainda querer "continuar com François Hollande o caminho da responsabilidade comum" e "trabalhar para o bem dos dois países (Alemanha e França) e da Europa".

"Temos de tomar as decisões necessárias à União Europeia e à Zona Euro, para preparar as nossas sociedades para o futuro, salvaguardando e avançando no caminho da prosperidade de forma sustentável”, frisa Merkel.

O teor da carta foi divulgado esta tarde, num novo dia marcado pelo caos político grego e depois de os líderes europeus terem sido convocados por Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, para um jantar informal no dia 23 de Maio, em Bruxelas, para discutir como pode ser dinamizado o crescimento e o emprego na Europa.

A carta refere a “responsabilidade partilhada” dos dois países, advertindo Hollande para a circunstância deste assumir “funções de grande responsabilidade num período pleno de desafios".

"Estou certa de que a nossa cooperação vai reforçar-se”, acrescenta, dizendo que o mesmo sucederá à “amizade tradicionalmente profunda” entre os dois povos, que se preparavam para celebrar o 50º aniversário do Tratado do Eliseu, documento assinado em 1953 pelo chanceler alemão Konrad Adenauer e o presidente francês Charles de Gaulle para selar a reconciliação entre Paris e Berlim após a Segunda Guerra Mundial.

François Hollande encontra-se com Angela Merkel em Berlim a 16 de Maio, um dia depois de tomar posse como o novo chefe de Estado francês.
9
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags: