União Europeia Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

A plataforma Societade Civil Catalã (SCC) estima que 950 mil pessoas estão a manifestar-se desde hoje de manhã em Barcelona contra a independência da Catalunha e a favor da unidade de Espanha.
Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha
Reuters
Lusa 08 de outubro de 2017 às 12:04
Milhares de pessoas manifestaram-se entre a Plaza Urquinaona e a estação ferroviária Francia, na capital catalã, empunhando bandeiras espanholas, catalãs e europeias, sob o lema "Vamos recuperar o bom senso".

A manifestação, que contou com a presença de políticos do Partido Popular, do Partido Cidadãos e do Partido Socialista Catalão PSC, realizou-se dois dias antes de o presidente da Generalitat (governo autónomo catalão), Carles Puigdemont, ir ao parlamento catalão para apresentar com uma declaração de independência.


Entretanto, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, animou hoje numa mensagem no Twitter os manifestantes reunidos em Barcelona, Catalunha, pela unidade de Espanha.

"Em defesa da democracia, da Constituição e da liberdade. Preservaremos a unidade de #Espanha, #NoEstaisSolos" é a mensagem que Mariano Rajoy enviou através da sua conta pessoal do Twitter aos milhares de manifestantes reunidos em Barcelona, convocados pela Sociedade Civil Catalã (SCC) em defesa da unidade de Espanha.

O vice-presidente da SCC, José Domingo, pediu hoje ao presidente da 'Generalitat’ da Catalunha, Carles Puigdemont, para não cometer "a insensatez e a provocação de declarar a independência" e instou à "recuperação do senso comum" na Catalunha.


(Notícia actualizada às 14:11 com mais informação)



A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Vantage Há 1 semana

O número real de manifestantes é de certeza inferior a cem mil; os meus cálculos apontal para 35 a 70 mil pessoas. Toda a área da manifestação incluindo as 2 praças e a avenida que as liga tem no máximo 38000 metros quadrados sendo que está provado que manifestações com mais que 2 pessoas por metro quadrado são virtualmente impossíveis.

Anónimo Há 1 semana

A manifestação que a foto do jornal mostra é em Madrid e não em Barcelona

Invicta Há 1 semana

Lei é Lei e é para todos! Ou será que para alguns auto denominados intelectuais de esquerda, quando lhes interessa, a Lei não existe? Este pseudo-referendo, foi uma forma de uns quantos capachos de sabe-se lá quem, tentarem a independência para se perpetuarem no poder. O povo que se lixasse.

General Ciresp Há 1 semana

Oh lusa olha se percebes isto:os intelectuais canhotos portugueses(autor do irotismo do desespero) incluido juntaram-se e ate fizeram 1 assinado para condenar o governo espanhol sobre o q se esta a passar na Catalunha.Em portugal fecham a constituicao a 7 chaves,nem querem tao pouco ouvir falar niss

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub