União Europeia Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

A plataforma Societade Civil Catalã (SCC) estima que 950 mil pessoas estão a manifestar-se desde hoje de manhã em Barcelona contra a independência da Catalunha e a favor da unidade de Espanha.
Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha
Reuters
Lusa 08 de outubro de 2017 às 12:04
Milhares de pessoas manifestaram-se entre a Plaza Urquinaona e a estação ferroviária Francia, na capital catalã, empunhando bandeiras espanholas, catalãs e europeias, sob o lema "Vamos recuperar o bom senso".

A manifestação, que contou com a presença de políticos do Partido Popular, do Partido Cidadãos e do Partido Socialista Catalão PSC, realizou-se dois dias antes de o presidente da Generalitat (governo autónomo catalão), Carles Puigdemont, ir ao parlamento catalão para apresentar com uma declaração de independência.


Entretanto, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, animou hoje numa mensagem no Twitter os manifestantes reunidos em Barcelona, Catalunha, pela unidade de Espanha.

"Em defesa da democracia, da Constituição e da liberdade. Preservaremos a unidade de #Espanha, #NoEstaisSolos" é a mensagem que Mariano Rajoy enviou através da sua conta pessoal do Twitter aos milhares de manifestantes reunidos em Barcelona, convocados pela Sociedade Civil Catalã (SCC) em defesa da unidade de Espanha.

O vice-presidente da SCC, José Domingo, pediu hoje ao presidente da 'Generalitat’ da Catalunha, Carles Puigdemont, para não cometer "a insensatez e a provocação de declarar a independência" e instou à "recuperação do senso comum" na Catalunha.


(Notícia actualizada às 14:11 com mais informação)



pub