Economia Ministro da Ciência enaltece "nova cooperação" com Espanha na área do espaço

Ministro da Ciência enaltece "nova cooperação" com Espanha na área do espaço

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, enalteceu esta segunda-feira o acordo com Espanha na área do espaço, em concreto na observação da Terra, o que permitirá potenciar a investigação e desenvolver novas empresas.
Ministro da Ciência enaltece "nova cooperação" com Espanha na área do espaço
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 29 de maio de 2017 às 20:20

"Não basta colaborarmos em terra, hoje não há limites ao conhecimento. O avanço tecnológico e científico em Portugal e Espanha tem possibilitado novas fronteiras e estamos a desenvolver uma estratégia para alavancar as novas indústrias do espaço em Portugal e Espanha", declarou o governante, falando aos jornalistas portugueses à margem do primeiro dia de trabalhos da cimeira entre Portugal e Espanha, que decorre em Vila Real.

 

Portugal e Espanha vão assinar, na cimeira que começou hoje e termina na terça-feira, um memorando de entendimento para incentivar a cooperação em actividades científicas e empresariais na área do espaço, como o lançamento de satélites.

 

Com este acordo, Portugal e Espanha propõem-se "reforçar a colaboração" nas ciências, tecnologias e aplicações espaciais, "envolvendo os centros de investigação e as empresas", indicou no final da semana passada o ministério tutelado por Manuel Heitor.

 

Algumas das áreas de intervenção incluem a utilização de informação e dados para observação da Terra, com aplicações nomeadamente na agricultura e nas pescas, a produção de novos dados com base no desenvolvimento de microssatélites e a capacitação científica e tecnológica dos dois países.

 

Os chefes dos governos de Portugal e Espanha desceram hoje o rio Douro, dando início à 29.ª cimeira bilateral entre os dois países.

 

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais lideradas pelo chefe do Governo de Espanha e pelo primeiro-ministro de Portugal e nas quais se discutem questões de interesse para ambos os governos e projectos de cooperação entre os dois países.

 

Esta é a primeira reunião do género com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha, na altura com um Executivo de gestão.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 29.05.2017

Isto não é mais do que a regionalização da peninsula e quererem manter aquilo que herdaram.

Conselheiro de Trump 29.05.2017

Podem nao acreditar,mas eu vejo-me fudido so para decorar tanto gameleiro criado pelo primata,nem as floresta mostram tanto.

pub