Política Mira Amaral apoia Rio por ter perfil adequado a "primeiro-ministro de Portugal"

Mira Amaral apoia Rio por ter perfil adequado a "primeiro-ministro de Portugal"

O antigo ministro da Indústria Mira Amaral manifestou hoje apoio a Rui Rio na disputa pela liderança do PSD, por considerar que "tem o perfil" adequado a um futuro primeiro-ministro "de todo o país" e não apenas de Lisboa.  
Mira Amaral apoia Rio por ter perfil adequado a "primeiro-ministro de Portugal"
Miguel Baltazar
Lusa 24 de outubro de 2017 às 14:14

"Sou amigo do doutor Rui Rio há muitos anos, apreciei os seus três mandatos na Câmara do Porto, em que mostrou grande coragem politica, um grande 'savoir faire' na gestão da coisa pública e uma grande competência e rigor", afirmou Luís Mira Amaral, em declarações à Agência Lusa.

 

Para o antigo ministro de Cavaco Silva, essas "são qualidades muito importantes para alguém ser primeiro-ministro", salientando que, "quando o PSD está a escolher um líder, está também a escolher um provável futuro primeiro-ministro de Portugal".

 

"Para mim, o perfil do doutor Rui Rio coaduna-se com as exigências que se colocam a um primeiro-ministro de Portugal e com o conhecimento de quem não será um primeiro-ministro de Lisboa, mas um primeiro-ministro de todo o país", defendeu.

 

Questionado se se trata de uma crítica ao outro candidato à liderança do PSD, Pedro Santana Lopes, Mira Amaral escusou-se a entrar nesse campo, dizendo querer apenas salientar as razões que o levam a manifestar apoio a Rui Rio.

 

Luís Mira Amaral, engenheiro, foi primeiro ministro do Trabalho e, depois, da Indústria e Energia, nos governos de Cavaco Silva. Entre 1995 e 1999, foi deputado à Assembleia da República, tendo desempenhado desde então vários cargos de gestor na banca e em outras empresas.

 

O PSD escolherá o seu próximo presidente em 13 de Janeiro em eleições directas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de Fevereiro.

 

Até agora, anunciaram-se como candidatos à liderança do PSD o antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

 

O actual presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, já disse que não se recandidata ao cargo que ocupa desde 2010.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Chama-lhe Perfil... Há 3 semanas

O Mira diz que o Rio tem "perfil", mas para que não fiquemos com dúvidas começa logo por dizer que é amigo dele há muitos anos, ...assim está bem! Fica claro de onde vem o perfil...

Anónimo Há 3 semanas

Os bons estão com o futuro Primeiro Ministro Rui Rio.

pertinaz Há 3 semanas

VOLTA PASSOS COELHO...!!!

Francisco Há 3 semanas

Mira Amaral aceitou lugares das mãos do partido socialista... é obrigado a apoiar a candidatura amiga dos socialistas!

ver mais comentários
pub