Cultura Morreu escritor francês Michel Déon

Morreu escritor francês Michel Déon

O académico de língua francesa Michel Déon, um dos fundadores do movimento literário "Les Hussards", oposto ao existencialismo, morreu esta quarta-feira aos 97 anos na Irlanda, país onde residia há várias décadas.
Morreu escritor francês Michel Déon
Bloomberg
Lusa 28 de dezembro de 2016 às 23:24

Michel Déon, que nasceu em Paris a 14 de Agosto de 1919, recebeu vários prémios durante a sua carreira, incluindo o "Interallié" pelo livro "Les Poney Sauvages", o grande prémio de novela da Academia francesa por "Un Taxi mauve" e o grande prémio europeu de literatura infantil por "Thomas e l'infini".

 

O escritor, cujo verdadeiro nome era Édouard Michel, também se dedicou à dramaturgia e entrou na Academia das Letras francesa em 1978, sendo um dos membros mais antigos.

 

Michel Déon, que viajou por vários países no final da Segunda Guerra Mundial, criou nos seus livros um mundo divertido e sensível.

 

O escritor, pai de dois filhos, foi um dos fundadores da corrente literária dos anos 50 e 60 "Les Hussards" (Os Hussardos), que se opunha aos existencialistas - nomeadamente Jean-Paul Sartre.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub