Cultura Morreu Jerry Lewis, o rei da comédia

Morreu Jerry Lewis, o rei da comédia

Actor norte-americano faleceu aos 91 anos. Teve uma carreira longa, participando em 45 filmes. Os seus primeiros passos em direcção ao panteão da fama foram dados em parceria com Dean Martin
Morreu Jerry Lewis, o rei da comédia
Negócios 20 de agosto de 2017 às 19:36

Jerry Lewis morreu este domingo, dia 20 de Agosto, aos 91 anos. A informação foi avançada pela revista Variety e pela site TMZ. Conhecido como "Rei da Comédia", o actor é considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos.

Joseph Levitch, nome de baptismo, nasceu ao Newark, numa família de judeus russos. Tanto o pai como a mãe estavam ligados ao mundo do espectáculo.

Lewis começou a actuar aos cinco anos e ganhou fama nos anos 40 fazendo dupla com o cantor Dean Martin. Mas, após dez anos bem-sucedidos nos teatros e no cinema, Dean Martin e Jerry Lewis fizeram o último espectáculo como dupla no clube Copacabana, em Nova Iorque.

Ainda na década de 1950, Jerry Lewis distinguiu-se pelos seus espectáculos em clubes nocturnos, na televisão e no cinema. Ao longo de cinco décadas, Lewis e participou em 45 filmes.

O seu nome este também intimamente associado ao seu trabalho para combater a distrofia muscular, doença da qual teve os primeiros sintomas em 1952.

Ao longo de sua carreira, Lewis ganhou vários prémios pelas suas actuações, como American Comedy Awards, Golden Camera, o Los Angeles Film Critics Association e o do Festival de Veneza.

 

Lewis ganhou grande popularidade na Europa era constantemente aclamado por alguns críticos franceses da revista Cahiers di Cinéma, em parte também por ter tomado controle da maioria de seus filmes, comparável a Howard Hawks e Alfred Hitchcock.  Em Março de 2006, o Ministério da Cultura de França distinguiu Lewis com a Legião de Honra, o nomeando-o como "O palhaço favorito dos franceses".


Entre os muitos filme em que foi protagonista contam-se "As Noites Loucas do Dr. Jerryl", "O Deliquente Delicado", "O Homem das Mulheres" e "Jerry no Grande Hotel".




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub