Saúde Morreu João Lobo Antunes

Morreu João Lobo Antunes

O neurocirurgião João Lobo Antunes morreu esta quinta-feira aos 72 anos.
Morreu João Lobo Antunes
Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 27 de Outubro de 2016 às 15:58

O neurocirurgião João Lobo Antunes morreu esta quinta-feira, 27 de Outubro, aos 72 anos, confirmou à Lusa fonte do Ministério da Saúde.

O actual presidente da Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida foi Prémio Pessoa de 1996 e autor de mais de uma centena de trabalhos científicos. Jubilou-se em Junho de 2014 e no ano passado foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2015.

Por três ocasiões, foi mandatário das campanhas eleitorais de dois candidatos presidenciais, Jorge Sampaio (2001) e Cavaco Silva (em 2006 e 2011), sendo por este último nomeado para o Conselho de Estado.

Lobo Antunes nasceu a 4 de Junho de 1944 e licenciou-se (1968) e doutorou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa. Era irmão do escritor António Lobo Antunes.

Entre 1971 e 1984 trabalhou em Nova Iorque, no departamento de Neurocirurgia do Instituto de Neurologia de Nova Iorque, regressando nesse ano a Portugal como Professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em 1999 foi eleito presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia e dois anos depois foi professor convidado da Universidade de Pequim.

Em 2012, em entrevista ao Negócios, João Lobo Antunes assumia-se como um "optimista" e comparava Portugal a um corpo com "várias doenças sistémicas":

"Se pensarmos que a justiça é o coração, que a saúde é o fígado e que a educação é o cérebro, é um corpo que vai claudicando. Mas a Biologia é uma ciência optimista. Renova-se. Regenera-se. Reconstitui-se. Tenho um pensamento optimista na vida em geral, nas coisas em que me meto. Luto por elas. E se tenho derrotas, tento transformá-las em vitórias; ou seja, ver o que há de positivo no que aconteceu. Aliás, este é o único mecanismo que nos permite sobreviver ao erro. Pensar que vai haver outra oportunidade".

(Notícia actualizada às 16:27 com mais informação)




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado joaoaviador Há 6 dias

Perda enorme para Portugal. Até sempre professor.

comentários mais recentes
GabrielOrfaoGoncalves Há 6 dias

https://www.youtube.com/watch?v=Yu06WnXlPCY

Eterno descanso à sua alma.

Anónimo Há 6 dias

No governo do Costa havia tantos candidatos e a sra. da foice foi logo levar alguém que fazia tanta falta ao país.

Anónimo Há 6 dias

rip, mas devia ter-se abstido de operar pelo menos antes de o ter efectuado a mim.

joaoaviador Há 6 dias

Perda enorme para Portugal. Até sempre professor.

pub