Cultura Museus serão gratuitos ao domingo, mas Governo ainda não sabe quando

Museus serão gratuitos ao domingo, mas Governo ainda não sabe quando

A medida consta do Orçamento do Estado, mas o ministro da Cultura diz que ainda está a estudar o impacto. Entretanto o PS avança com um projecto de resolução no Parlamento para que jovens até aos 30 não paguem entrada nem aos sábado nem aos domingos e feriados.
Museus serão gratuitos ao domingo, mas Governo ainda não sabe quando
Filomena Lança 24 de janeiro de 2017 às 12:36

O Governo continua a avaliar o impacto que terá nas finanças dos museus a sua abertura a título gratuito aos domingos de manhã e não avança uma data para que a medida seja posta no terreno. A nova regra  foi aprovada no Orçamento do Estado para 2017, na sequência de uma proposta de alterações apresentada pelo PCP e teve os votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares menos da do PS. A ideia era repor a situação que existia em 2011, altura em que o então Governo de Passos Coelho acabou com esta gratuitidade.

 

Segundo o Orçamento do Estado, o Executivo deverá adoptar "as medidas necessárias à reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais nos domingos e feriados até às 14 horas para todos os cidadãos residentes em território nacional". Isso deixará de fora os turistas e em geral todos os não residentes.

 

Questionada, fonte oficial do Ministério da Cultura afirma que estão ainda a "a avaliar os impactos desta medida e de que forma pode ser concretizada" e não adianta qualquer perspectiva sobre a entrada em vigor da medida.  

 

A lei prevê igualmente que "aos museus e monumentos nacionais é garantida a compensação correspondente às entradas registadas através da reafectação de verbas do Fundo de Fomento Cultural", que, entre outras atribuições, existe para apoiar financeiramente as actividades de promoção e difusão dos diversos ramos da cultura, subvencionar acções de defesa, conservação e valorização dos bens culturais ou financiar estudos e investigações de carácter cultural.

 

Entretanto, o PS apresentou no Parlamento um projecto de Resolução, que será votado na próxima semana, e onde se recorda que no Programa de Governo está consagrado "o compromisso de instituir a gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais para jovens até aos 30 anos, durante os fins de semana e feriados".   

 

O projecto de Resolução deu entrada em Julho de 2016 e recomenda ao Governo que "Coloque em prática a medida prevista no seu programa de instituir a gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais para jovens até aos 30 anos, durante os fins de semana e feriados, até ao início de 2017", um prazo que já não poderá ser cumprido.

 

Recorde-se que hoje em dia as 146 entidades da Rede Portuguesa de Museus têm entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Joao22 24.01.2017

Este governo decididamente e burro. Nao teem a minima ideia daquilo que prometem e metem nos programas. Domingo e o dia em principio que tem afluencia garantida e eles querem dar tudo. Depois quem paga? O contribuinte. Inicio da semana e quando se oferece a gratuitade da entrada seus burros.

comentários mais recentes
Mr.Tuga 24.01.2017

Percebe-se!

Não falta guita ao Mistério da INcultura tuga....

Joao22 24.01.2017

Este governo decididamente e burro. Nao teem a minima ideia daquilo que prometem e metem nos programas. Domingo e o dia em principio que tem afluencia garantida e eles querem dar tudo. Depois quem paga? O contribuinte. Inicio da semana e quando se oferece a gratuitade da entrada seus burros.

pub
pub
pub
pub