Economia “Não vou pedir a demissão”, garante ministra da Administração Interna

“Não vou pedir a demissão”, garante ministra da Administração Interna

Constança Urbano de Sousa diz que é demasiado cedo para debater as conclusões do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios na região Centro e que não vai apresentar a sua demissão.
A carregar o vídeo ...
Rita Faria 13 de outubro de 2017 às 11:30

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, garantiu esta sexta-feira, 13 de Outubro, no Parlamento, que não vai apresentar a sua demissão do cargo, depois de o relatório da Comissão Técnica Independente sobre o incêndio de Pedrógão ter apontado que as consequências mais graves podiam ter sido evitadas.

 

"Não, não vou pedir a demissão, senhor deputado", garantiu a ministra na Assembleia da República dirigindo-se ao deputado do CDS Nuno Magalhães num debate pedido pelo PSD para debater o relatório técnico independente sobre os incêndios de Junho que vitimaram mais de 60 pessoas.

 

A ministra da Administração Interna criticou o "timing" do debate – menos de 24 horas depois da divulgação do relatório – dizendo que não pode gerar uma análise séria.

 

"Debater um relatório com esta profundidade e complexidade a menos de 24 horas de ser conhecido não pode ser um debate sério. Tirar conclusões agora é manifestamente pouco sério", apontou.

 

"O PSD exigiu a minha presença poucas horas depois de ter tido conhecimento do relatório, o que não pode ser tido como uma chamada para um debate sério. Não vou tirar conclusões sobre um relatório que ninguém teve tempo de analisar com cuidado. É algo a que me recuso", acrescentou Constança Urbano de Sousa.

 

A ministra sublinhou que a única coisa "que podemos analisar com seriedade" é a nota enviada à comunicação social, e através da qual se conclui "que houve falhas".

 

"Em primeiro lugar falhou a prevenção estrutural, que já tem anos", apontou. "Também resulta deste relatório que o crescimento do fogo foi superior à capacidade de extinção. E que a maioria das mortes deveu-se a um fenómeno extremo que não podia ter sido previsto por nenhum serviço de protecção civil do mundo".

O relatório divulgado esta quinta-feira conclui que as consequências mais graves dos incêndios de Junho podiam ter sido evitadas e que deveriam ter sido dadas ordens para retirar as pessoas das aldeias em torno de Pedrógão Grande. 


(Notícia actualizada às 11:46)




A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado SÍTIO MUITO MANHOSO Há 1 semana


... a excelente Ministra só podia esperar que os sócios ressabiados do bando de GATUNOS lhe tentasse fazer a vida negra...sem terem lido nada do relatório !

... estes ressabiados só existem para delapidar o País e os Portugueses ! ! !

. . . se fossem sérios portavam-se sériamente e não como um bando de facínoras ! ! !

comentários mais recentes
Criador de Touros Há 1 semana

Este governo é responsável pela tragédia de Pedrógão !! Não fujam às responsabilidades, seus esquerdistas sem vergonha na cara !!...Rua com António Costa !!... O presidente Marcelo que abra os olhos, já ouve governos em Portugal há não muito tempo que caíram por muito menos.

Celia Há 1 semana

Está colada na cadeira com UHU. Pudera, teria de voltar para a Universidade. Autónoma...

Neves Há 1 semana

Vim só ver a azia dos do costume. Carrega PS

Anónimo Há 1 semana

MUITÍSSIMO BEM SRª. MINISTRA. DEMISSÃO É O QUE OS INCOMPEENTES PRETENDEM FAÇA-LHES UMA PERGUNTA: E DEPOIS DA DEMISSÃO? OS PROBLEMAS FICAM RESOLVIDOS? O PROBLEMA JÁ TODA A GENTE VIU QUE É PESSOAL CRITAS TEM NECESSIDADE DE AFIRMAÇÃO E UMA MALA-PATA CONSIGO. A SONDAGEM DE HOJE MANDAM O CDS PARA O TAXI!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub