Justiça Notários elegem hoje bastonário

Notários elegem hoje bastonário

A eleição para bastonário da Ordem dos Notários é hoje disputada entre Jorge Silva e Pedro Rodrigues, com o primeiro a prometer "uma revolução digital" e o segundo a defender a optimização do relacionamento com os associados.
Notários elegem hoje bastonário
João Miguel Rodrigues/CM
Lusa 25 de novembro de 2017 às 10:16
Pedro Rodrigues (lista B) aponta como motivações da sua candidatura "a participação activa na implementação da reforma do notariado, a experiência profissional e as exigências no desempenho das funções de notário".

"Defendo a optimização do relacionamento da Ordem dos Notários (ON) com os colegas, promovendo mais e melhor comunicação, com debate alargado e inclusivo e com propostas de revisão do enquadramento normativo, junto do poder político", refere o candidato da lista B.

Jorge Silva (lista A), notário da Maia, acredita que "o futuro do notariado está na desmaterialização" e, por isso, diz querer fazer "uma revolução digital" que permita agilizar os processos, diminuir a burocracia e tornar a actividade de notário adequada às actuais exigências dos cidadãos, empresas e instituições.

"A modernização da nossa profissão através da utilização de sistemas informáticos que permitam negócio à distância, em que o notário assume a função de terceiro de confiança, é essencial para nos constituirmos como uma profissão essencial para a sociedade", indica o manifesto da sua candidatura.

O candidato da lista A aposta igualmente na ligação de todos os notários em rede e na criação de bases de dados centrais para partilha de informação num novo site da ON com imagem e conteúdos destinados aos clientes, para facilitar o conhecimento dos serviços e a sua aquisição.

Quanto aos inventários, Jorge Silva considera que é necessário primeiro ouvir os notários e só depois tomar decisões de fundo quanto a esta matéria, admitindo que preocupante é também a situação dos concursos para atribuição de licença que estão a impedir muitos notários de começarem a sua carreira profissional.

Os resultados finais do acto eleitoral deverão ser conhecidos ao final da tarde de sábado.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar