Economia Nova administração do INE entra hoje em funções após aprovação da Cresap

Nova administração do INE entra hoje em funções após aprovação da Cresap

Francisco Lima é o sucessor de Alda Carvalho, que esteve 12 anos à frente do INE até se reformar. O professor do Técnico é o novo responsável por apurar as estatísticas nacionais.
Nova administração do INE entra hoje em funções após aprovação da Cresap
Pedro Elias
Diogo Cavaleiro 15 de janeiro de 2018 às 09:27

O Instituto Nacional de Estatística conta, a partir desta segunda-feira 15 de Janeiro, com uma nova administração. Francisco Lima chega à presidência, depois de, na passada semana, a aprovação pela Cresap ter permitido a nomeação pelo Governo.

 

"Adequado". Foi assim que a Cresap – Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública classificou, por unanimidade, os perfis de Francisco Lima, para presidente, e Carlos Coimbra e Maria João Zilhão para vogais do INE.

 

Lima é professor do Instituto Superior Técnico, contando com um doutoramento em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Coimbra estava já na administração do instituto sendo que Maria João Zilhão já aí trabalhava.

 

Depois desta consideração, o Conselho de Ministros que se realizou na quinta-feira passada, liderado por António Costa, aprovou a nomeação dos três nomes, "sob proposta da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa [Maria Manuel Leitão Marques] e do ministro das Finanças [Mário Centeno]". Foi aí que ficou definido que a resolução produziria efeitos a partir de 15 de Janeiro, precisamente o dia em que foi publicada em Diário da República.

 

Francisco Lima chega, assim, ao INE, organismo de estatísticas oficiais nacionais, que vinha sendo liderado por Alda Carvalho, que se reformou, por ter atingido o limite de idade para trabalhar em funções públicas (70 anos). Esteve 12 anos à frente deste organismo responsável pela publicação de diferentes informações estatísticas.

Publicada em Diário da República foi também a nomeação de Maria de Carvalho Álvares e Rogério de Carvalho para vogais do conselho de administração da Entidade Reguladora da Saúde. Ponce de Leão também já foi referido na resolução que o nomeia para presidir à NAV - Navegação Aérea de Portugal.








pub