Angola Nova fábrica de Isabel dos Santos vai produzir Sagres em Luanda

Nova fábrica de Isabel dos Santos vai produzir Sagres em Luanda

A nova fábrica da empresária Isabel dos Santos vai produzir a partir de 2017, em Luanda, a cerveja Sagres e uma nova marca angolana também de cerveja, foi hoje anunciado.
Nova fábrica de Isabel dos Santos vai produzir Sagres em Luanda
Reuters
Lusa 13 de dezembro de 2016 às 16:00

A Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola (SODIBA) é a mais nova empresa de produção e distribuição de bebidas em Angola foi apresentada em conferência de imprensa, num projecto cujo investimento, maioritariamente angolano, ascende a 150 milhões de dólares (141 milhões de euros).

 

Localizado no Polo Industrial do Bom Jesus, a 60 quilómetros de Luanda, este complexo industrial conta com uma área total de 40 hectares e uma capacidade de produção instalada de 144 milhões de litros/ano de cerveja, extensível até 200 milhões de litros, sendo que a partir de Janeiro de 2017 arranca com a produção e distribuição da cerveja portuguesa Sagres.

 

O director executivo da sociedade, José Carlos Beato, explicou que "a capacidade e qualidade produtiva" angolana pode levar o país a posicionar-se entre os grandes produtores mundiais.

 

"Nós vamos ser uma empresa de produção e distribuição de bebidas que no fundo espera corresponder as exigências do consumidor angolano. Consideramos que ainda há um espaço por preencher naquilo que é o consumo da cerveja em Angola. É um projecto que tem uma base industrial e que pela capacidade e qualidade produtiva de Angola, tem um potencial para se posicionar junto dos grandes produtores mundiais", explicou.

 

A fábrica está praticamente concluída e conta numa primeira fase com 210 colaboradores, decorrendo actualmente testes de operação. Envolve duas linhas de enchimento, uma com capacidade para 50.000 garrafas por hora e outra linha para o enchimento de latas com a mesma capacidade.

 

Apesar de numa primeira fase ter como foco a produção e distribuição de cerveja, é pretensão igualmente da SODIBA cumprir a estratégia multimarca e abraçar segmentos como as águas engarrafadas, refrigerantes, polpas e concentrados, bem como bebidas espirituosas, entre outras.

 

"Esta é a meta e naturalmente devemos evoluir ainda durante o próximo ano para o outro segmento de bebidas", afirmou José Carlos Beato.

 

Trata-se de um investimento promovido por Isabel dos Santos, empresária e filha do chefe de Estado angolano, juntamente com Sindika Dokolo, o seu marido.

 

"É uma empresa angolana que reúne experiências multidisciplinares e internacionais, cujo projecto é baseado na formação de quadros", enfatizou o responsável.

 

Igualmente durante o primeiro semestre de 2017 a fábrica deverá colocar no mercado uma nova cerveja "100% angolana".

 

"A cerveja Luandina será nossa primeira produção nacional. Vamos começar com a internacional Sagres e de seguida uma cerveja com um ADN 100% angolano, que é a Luandina e estou em crer que a mesma estará ao nível do exigente consumidor angolano", defendeu Beato.

 

  


A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Nelson Ramos 15.01.2017

Boa noite caros senhores, venho respeitosamente a gradecer as pessoas que estão a dar empego aos Angolanos. mas uma fabrica para nos ajudar e fico muito feliz e. Espero que esta fabrica cresce muito mas para para aumentar mas posto de trabalhos.
Neste momento estou desempregado e quero trabalhar

Fábrica? 13.12.2016

Com o dinheiro de quem? Revoltem-se angolanos bananas, corram com esta ladroagem.

pub
pub
pub
pub