Política Novo livro de Sócrates é sobre carisma na política e é apresentado a 28 de Outubro

Novo livro de Sócrates é sobre carisma na política e é apresentado a 28 de Outubro

O ex-primeiro-ministro publica no final do mês o seu novo livro. Dedicado ao tema do carisma na política, recua até à teologia de S. Paulo e revisita Weber, segundo escreve a TVI 24, que antecipa a nota de apresentação.
Novo livro de Sócrates é sobre carisma na política e é apresentado a 28 de Outubro
Negócios 11 de Outubro de 2016 às 12:43

"O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma". Será este o título do novo livro de José Sócrates, publicado pela editora Sexante e que será apresentado no próximo dia 28 de Outubro. Segundo a TVI 24, que teve acesso à nota de apresentação da obra, o livro foi pensado e esboçado na prisão de Évora, durante os meses em que o ex-primeiro-ministro esteve preso preventivamente, no âmbito da Operação Marquês.

 

O livro foi desenvolvido com "troca de impressões, sugestões de leituras e observações de muitos amigos com quem partilho afinidades electivas na política", lê-se na nota citada pela estação de televisão. Sócrates, no entanto, não cita nomes, mas dedica um agradecimento ao reitor e aos professores de Filosofia Política da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Isto porque o livro tem reflexos do que discutiu com eles num seminário aí realizado, precisamente sobre "Carisma e Democracia".

 

O autor explica ainda que recua à teologia de São Paulo e que regressa nesta sua obra a Max Weber, um dos pais da sociologia, que leu pela primeira vez por sugestão de Vítor Constâncio, um histórico do PS, quando este era líder do partido, nos anos 80.

 

"Na ciência política, a questão do carisma é, no essencial, uma discussão sobre liderança", refere Sócrates na nota de apresentação. "O fantasma dos totalitarismos carismáticos deixou uma longa herança. Este é o tema do livro."

 

Anteriormente, em 2011 e pouco depois de sair do Governo, Sócrates publicou "A Confiança no Mundo", um livro sobre a tortura em democracia.

 

"O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma" tem apresentação marcada para 28 de Outubro, na FIL, em Lisboa, e chegará às livrarias um dia antes. 




A sua opinião45
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

Será que este foi mesmo ele que escreveu?
Será que neste o amigo vai continuar a dar-lhe uns milhares para comprae centenas de cópias e catapultar o livro para os tops!?
este gajo é uma anedota! lol

comentários mais recentes
indignado Há 3 semanas

Isto é caso para dizer que este sujeito é o cumulo da pouca vergonha, com todos aqueles que lhe dão credito.
Este País vai de mal a pior...

João Gomes Há 3 semanas

O livro é dele! E quem o escreveu?

José Martins De Zinolhos Há 3 semanas

Queres ver que o bacoco se sente carismático?!!!

Pedro Henriques Há 3 semanas

Carisma? Ou cara-de-pau? LOL!!! Desta vez, ele deve ter mandado editar em papel mais suave... Sempre lhe arranha menos as "bimbas"!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub