Mundo Número de ricos aumenta 7,5% no mundo

Número de ricos aumenta 7,5% no mundo

O número de ricos aumentou 7,5% no ano passado. O crescimento da riqueza foi ainda superior: 8,2%. É na região da Ásia-Pacífico que se encontra um terço dos ricos. Os dados são da Capgemini.
Número de ricos aumenta 7,5% no mundo
Russell Boyce/Reuters
Sara Antunes 29 de setembro de 2017 às 10:42

Há cerca de 16,5 milhões de ricos no mundo, segundo os dados compilados pela Capgemini e divulgados esta sexta-feira, 29 de Setembro. Este número corresponde a 2016 e representa um aumento de 7,5% face ao ano anterior. Já analisados os dados de 2011, o aumento do número de ricos é de 50,7%.

 

A Capgemini adianta que a riqueza aumentou a um ritmo superior ao do número de ricos, com o valor a crescer 8,2% no ano passado. São considerados ricos, os que têm activos avaliados em um milhão de dólares ou mais, excluindo casa de residência, bens coleccionáveis, consumíveis e bens duradouros.

 

A região onde há mais pessoas ricas é na Ásia-Pacífico, com 5,51 milhões de pessoas, ou seja, cerca de um terço do número total. Segue-se a América do Norte, onde há 5,15 milhões de ricos, dos quais 4,8 milhões estão nos EUA. A Europa fecha o pódio, com 4,5 milhões de ricos.

 

No Médio Oriente há cerca de 640 mil ricos, sendo esta a região que regista o crescimento no número de ricos mais brando (4,92%). Na América Latina o número aumentou para 560 mil e em África cresceu para 160 mil.

 

Por países, é nos EUA que há mais ricos: 4,8 milhões, responsáveis por uma riqueza de 16,8 biliões de dólares. Em segundo lugar surge o Japão, com 2,89 milhões de ricos e uma riqueza associada de 7 biliões de dólares. A fechar o pódio surge a Alemanha, com 1,28 milhões de ricos e uma riqueza de 4,87 biliões. 

O relatório, que não faz referência a Portugal, analisa dados de 71 países, que representam mais de 98% do rendimento bruto mundial e 99% da capitalização bolsista. 




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Para aumentar o numero de ricos tem de aumentar necessariamente o numero de pobres. O dinheiro q existe no mundo inteiro é o mesmo apenas circula. Logo sim o numero de pobres tb aumentou. Não necessariamente na mesma proporção mas q aumenta sem duvida.

Anónimo Há 3 semanas

Em Portugal também estão a aumentar... Os empreiteiros que têm pessoal a trabalhar na França e Bélgica... Chega 1 ano com 30 pessoas a trabalhar e um milhão pelo menos já ca canta...

pertinaz Há 3 semanas

E EM PORTUGAL...?

Maria Há 3 semanas

E de pobres também

pub