Política Nunca o PS teve tantas câmaras

Nunca o PS teve tantas câmaras

Nunca o PS conquistou tantas câmaras, nem o PSD e a CDU venceram em tão poucos concelhos. Domingo, os grupos de cidadãos também saíram ganhadores. Já o CDS somou o seu sexto município ao mapa autárquico.
Nunca o PS teve tantas câmaras
Bruno Colaço

No jogo dos ganhos e perdas das autárquicas do último domingo, o PS, com  a vitória eleitoral em 159 concelhos, é o vencedor óbvio. O mapa do país autárquico retomou a 1 de Outubro a expansão do tom rosa que começou a desenhar-se há quatro anos.

Os socialistas nunca tiveram  a presidência de tantas câmaras, tal como, em contraponto, nunca o PSD (sozinho ou coligado) conquistou tão poucos municípios (98). De perdas importantes é também a conta que faz o PCP, já que a sua coligação com o PEV (a CDU) viu reduzidos para 24 (menos 10  do que há quatro anos), o número de concelhos no mapa autárquico.

Os resultados de domingo denotam também um reforço do número de coligações de cidadãos, os chamados independentes, que agora chegaram às 17 câmaras (mais quatro).  À coloração concelhia do país, o CDS acrescenta um município. Passou a ter seis, mas continua longe da expressão autárquica de outros anos.


(Mapa alterado para rectificar resultados em alguns municípios)




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz 03.10.2017

É UMA AUTÊNTICA DIARREIA...!!!

Pois é Jerónimo... 02.10.2017

...a malta não gosta de ver ganância! Em tudo onde pudeste fazer chantagem com a geringonça para aproveitamento político fizeste...e agora tens aí o resultado! Os portugueses estão fartos de labregos...e leva tempo mas vai lá...e tu podes ir metendo os papéis da reforma (da tua e do teu PCP...)

fake news 02.10.2017

Em termos de notação o PS melhorou o seu "outloock " com perspetiva de passar a AAA+, já o PSD piorou bastante no rating e, coitado, agora é Lixo 000 com perspetiva de revisão da avaliação em Lixeira -1

pub