Economia O que já se sabe do Orçamento para 2018

O que já se sabe do Orçamento para 2018

Há um conjunto de matérias onde já são conhecidas medidas que o Governo e os parceiros querem aplicar.
O que já se sabe do Orçamento para 2018
Reuters
Marta Moitinho Oliveira 03 de setembro de 2017 às 23:20

Subir mínimo de existência no IRS
O Governo quer alargar o número de famílias isentas de IRS e para isso prepara uma subida do chamado "mínimo de existência". Actualmente, o Estado garante que pela aplicação do IRS ninguém pode ficar com menos de 8.500 euros líquidos. Segundo o Correio da Manhã, o Governo quer subir este valor para 8.850. Esta actualização garante um rendimento de 632 euros por mês.   


Desdobrar escalões de IRS
O aumento da progressividade do IRS é um dos objectivos para o Orçamento do Estado para 2018. O Governo quer fazê-lo através do desdobramento do segundo escalão, onde actualmente estão cerca de 1,2 milhões de agregados. Neste escalão estão os contribuintes com rendimento colectável entre 7.035 e 20.100 euros. 

Pensões acima da actualização da lei
O PCP tem vindo a insistir com o Governo numa actualização das pensões para 2018 acima da que está prevista na lei. Os comunistas defendem que o aumento extra de Agosto não pode ser um caso "isolado", mas o Governo mostra-se renitente.


Aumento do salário mínimo nacional
Não faz parte do Orçamento, mas é uma das medidas previstas para 2018. O Governo e os parceiros preparam um novo aumento do SMN, dos actuais 557 euros para 580 euros. Trata-se de um aumento acima dos 4% e faz parte da trajectória traçada. O objectivo é chegar aos 600 euros em 2019.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Irene Ferreira de Oliveira Há 4 dias

O senhor Ministro das Finanças pensa que estão a lidar com crianças, dizendo que todos vão baixar o IRS a pagar, mas aí está uma mentira pois a eliminação da sobretaxa já estava no Orçamento de 2017, e assim n~em todos vão diminuir o IRS em 2018... isto é o que se chama propaganda eleitoralista ...

Maria 10.09.2017

A geringonça gosta de se esquecer de quem pagou e continua a pagar a sério a falência do país causada pelo PS de Socrates. Os escalões mais altos atacam rendimentos médios que ainda pagam sobretaxa, e para quem consegue ganhar um pouco mais, uma taxa adicional de 2.5%.

Saber mais e Alertas
pub