Política Obama despede-se hoje dos americanos. Com “gratidão” pelo privilégio de uma vida.

Obama despede-se hoje dos americanos. Com “gratidão” pelo privilégio de uma vida.

Barack Obama faz o seu discurso de despedida esta terça-feira, 10 de Janeiro, em Chicago, depois de oito anos na liderança da Casa Branca. Recorde aqui alguns dos seus discursos.
Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Miguel Baltazar/Negócios Miguel Baltazar/Negócios Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 10 de janeiro de 2017 às 14:30

Após oito anos à frente da Casa Branca, Barack Obama vai fazer o seu discurso de despedida esta terça-feira, dez dias antes de passar o testemunho a Donald Trump, que assumirá o cargo a 20 de Janeiro.

 

O discurso será feito em Chicago, a cidade onde o antigo Senador pelo Estado do Illinois comemorou, em 2008, perante uma multidão efusiva, a eleição para a Casa Branca.

 

"Na terça-feira dia 10 de Janeiro, vou a Chicago para me despedir e expressar a minha gratidão", referiu o ainda presidente dos Estados Unidos a 2 de Janeiro, quando anunciou a realização do discurso.

 

Para Obama, o primeiro presidente afro-americano da história do país, será "uma oportunidade de dizer obrigado por esta viagem incrível, de comemorar a forma como mudaram este país para melhor nos últimos oito anos, e de oferecer algumas ideias sobre o futuro", acrescentou.

 

Dias antes, o presidente já havia expressado a sua gratidão para com o povo norte-americano no Twitter: "Foi o privilégio da minha vida ser vosso Presidente. Estarei convosco como cidadão".

 

Obama, que fez campanha pela candidata democrata, Hillary Clinton, procurou assegurar uma transição suave do poder, apesar das grandes diferenças políticas que o separam de Donald Trump. O republicano, que venceu as eleições de 8 de Novembro, prometeu, durante a campanha, desfazer muitas das medidas políticas do antecessor, incluindo a sua lei dirigida aos cuidados de saúde, denominada Obamacare.

 

"Desde 2009, enfrentámos a nossa quota-parte de desafios, e isso deixou-nos mais fortes", disse Obama, no comunicado emitido no início deste mês. "Isso é porque nunca deixámos de lado uma crença que nos guiou desde a nossa fundação – a nossa convicção de que, juntos, podemos mudar este país para melhor".

Conhecido pelos seus discursos marcantes e com mensagens de esperança para o povo norte-americano, Barack Obama condensou o espírito dos seus mandatos no slogan "Yes we can". É essa esperança que deverá passar nas suas últimas palavras, enquanto Presidente, aos cidadãos dos Estados Unidos, apesar de tudo o que o separa do novo ocupante da Casa Branca. 

 

Recorde aqui alguns dos discursos de Barack Obama:

 

Discurso de Obama na Convenção Democrata de 2004

 

Barack Obama, candidato ao Senado americano pelo estado de Illinois, protagonizou um dos grandes momentos do evento, arrancando fortes aplausos da plateia. Obama era uma figura praticamente desconhecida na altura, mas muitos acreditam que deu ali o primeiro grande passo para se tornar no primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos.

 




Discurso da vitória, em 2008

 

"Se alguém ainda duvida que a América é o sítio onde todas as coisas são possíveis, se ainda questiona se os sonhos dos nossos fundadores estão vivos, se ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é a vossa resposta". Foram as primeiras palavras de Obama após a vitória.

 

 


Prémio Nobel da Paz, 2009

 

Barack Obama recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 2009, numa cerimónia realizada em Oslo, a 10 de Dezembro. No seu discurso, reconheceu as críticas pela escolha do presidente de um país em guerra.




Discurso da vitória, em 2012

 

Numa eleição que se previa muito renhida, o candidato democrata venceu Mitt Romney com larga vantagem.  






A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana


A ladroagem de esquerda

AS CLASSES SOCIAIS EM PORTUGAL:

1. Burguesia = Os Patrões

2. Nobreza = Os Ladrões FP / CGA

3. Povo = Os Trabalhadores e Pensionistas do privado (que são tratados como escravos e roubados para sustentar as 2 classes privilegiadas)

comentários mais recentes
Daniel Bento Há 1 semana

Obama eu pessoalmente estou muito orgulhoso e alegre por ver-te tornares o presidente do pais mais democratico do mundo.na historia da presidencia dos EUA apenas dois presidentes marcaram-me muito pela sua capacidade de resolucao de conflitos atraves do dialogo e pelo espirito de equilibrio que mantiveste sempre.o George washington e o senador Barack OBama.o mundo se lembrara sempre de ti,por tudo que fizeste pela America e pelo resto do mundo.bye and bye I Wish God bless you allwais.

Anónimo Há 1 semana

O falhado mais votado anónimo continua sempre a bater na mesma tecla... só sabe fazer copy paste do mesmo comentário... paz à sua alma !

Manuel Duarte Oliveira Há 1 semana

Fez o seu dever defender a América, agora outro seguirá o caminho

gps Há 1 semana

O povo americano! Bem vistas as coisas, já viram bem o que são os americanos? Alguém os bate em burrice? Ninguém. Nem os transmontanos.

ver mais comentários
pub