Eleições Onde vão votar os líderes partidários e o Presidente?

Onde vão votar os líderes partidários e o Presidente?

Na lista prevista Assunção Cristas exerceu o direito de voto primeiro. António Costa é o segundo.
Onde vão votar os líderes partidários e o Presidente?
Carlos Barroso/Correio da Manhã
Lusa 01 de outubro de 2017 às 10:09

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se a Celorico de Basto, Braga, para votar no concelho onde tem raízes familiares e a cuja Assembleia Municipal presidiu por 12 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa exerce o seu direito de voto pelas 12:30 na freguesia de Molares, Celorico de Basto, concelho pelo qual foi eleito presidente da Assembleia Municipal em 1997 e onde apresentou a candidatura presidencial, em 2015.


O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, vota no concelho onde reside, Sintra, na sociedade recreativa de Fontanelas e Gouveia, São João das Lampas, às 09:30, indicou fonte do partido.


Entre os líderes dos partidos com assento parlamentar, a primeira a votar foi a presidente do CDS-PP e candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Assunção Cristas, às 08:45, numa secção de voto instalada na Escola Secundária do Restelo.

Assunção Cristas falou "de um dia longo", com "muitas horas para votar", sublinhando que muitos lutaram pelo direito de voto.


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vota às 11:00 na secção de voto n.º 7 instalada no Grupo Desportivo de Pirescoxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures.


À mesma hora, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, exerce o seu direito de voto na secção de voto instalada na Escola Secundária Stuart Carvalhais na freguesia de Massamá, concelho de Sintra, onde reside.


Pelas 10:30 vota a coordenadora do BE, Catarina Martins, na Escola Secundária Almeida Garret, na freguesia de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.


O deputado e porta-voz do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), André Silva, vota na secção de voto n.º 7 na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, às 14:00.


As urnas de voto abrem às 08:00 e fecham às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram 60 minutos depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.


Cerca de 9,4 milhões de eleitores são chamados a votar para escolher os autarcas de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.091 juntas de freguesia.


Esta é a 12.ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.