Justiça Operação Marquês: Supremo impede juiz Rui Rangel de apreciar recursos

Operação Marquês: Supremo impede juiz Rui Rangel de apreciar recursos

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu esta quinta-feira impedir o juiz desembargador Rui Rangel de tomar qualquer decisão no âmbito da 'Operação Marquês', segundo o acórdão a que agência Lusa teve acesso.
Operação Marquês: Supremo impede juiz Rui Rangel de apreciar recursos
Pedro Simões
Lusa 09 de março de 2017 às 17:58
O Ministério Público pediu, a 22 de Fevereiro, o afastamento de Rui Rangel da apreciação de um recurso interposto pelo arguido José Sócrates "por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial" e agora o STJ decidiu afastar o desembargador de analisar qualquer recurso do processo.

"Fica o juiz desembargador Rui Manuel de Freitas Rangel impedido de intervir no processo NUIPC 122/13.8TELSB (Operação Marquês) do Tribunal Central de Instrução Criminal", lê-se no acordão da 3ª. secção criminal do STJ.

A 24 de Setembro de 2015, Rui Rangel decidiu a favor de Sócrates, tendo determinado que não se justificava a continuação do segredo de justiça na "operação Marquês", o que permitiu que a defesa do ex-primeiro-ministro passasse a ter acesso a todos os autos da investigação.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito e esteve preso preventivamente 288 dias e 42 dias em prisão domiciliária.

O inquérito 'Operação Marquês' conta com 25 arguidos.

A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mr.Tuga 10.03.2017

Este individuo não inspira a minima confiança!!!!!!

Então o facto de estar ligado a Xad´s de chutadores de bola e programas de treta de asnos comentadores futeboleiros...

Anónimo 09.03.2017

Este também é do benfica! Mais um ...

Conselheiro de Trump 09.03.2017

Dizem que um bom juiz nao tem maos a medir,sera?

Jorge Cunha 09.03.2017

Vamos lá ver se compreendo esta decisão do STJ: os Juizes têm que agradar ao MP...Se não agradarem são afastados do Processo!
Penso que o Juiz Rangel decidiu bem ao acabar com o segredo de justiça que só servia para o CM dar notícias exclusivas...enquanto os Advogados de Sócrates não tinham acesso

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub