Economia Os 136 dias do Governo de Santana Lopes

Os 136 dias do Governo de Santana Lopes

<P><STRONG>17 de Julho</STRONG> – Tomada de posse do Governo liderado por Santana Lopes.</P> <P><STRONG>21 de Julho</STRONG> – Tomada de posse dos secretários de Estado do Governo. Acontece a...
Marta Moitinho Oliveira 30 de novembro de 2004 às 20:42

17 de Julho – Tomada de posse do Governo liderado por Santana Lopes.

21 de Julho – Tomada de posse dos secretários de Estado do Governo. Acontece a primeira confusão. Em cima da cerimónia, Teresa Caeiro troca de pasta da Defesa para a Cultura.

6 de Outubro – Marcelo Rebelo de Sousa sai da TVI. Surgem suspeitas de acusações de pressões do Governo junto de Paes do Amaral, para que os comentários de Rebelo de Sousa fossem menos violentos para o Executivo.

12,13 e 14 de Novembro – Congresso do PSD. Surgem notícias de desentendimentos dentro da coligação. Os congressistas hostilizaram o parceiro de coligação, o PP.

17 de Novembro – A Alta Autoridade para a Comunicação Social emite um parecer considerando que houve pressões do Governo no caso Marcelo.

19 de Novembro – O Presidente da República veta a Central de Comunicação, uma das medidas do Governo.

24 de Novembro – Santana Lopes remodela o Governo. Entram alguns secretários de Estado novos e ministros do núcleo duro trocam de pastas. Santana admite problemas de coordenação na sua equipa.

28 de Novembro – Henrique Chaves apresenta a sua demissão, acusando Santana Lopes de falta de verdade e de lealdade.

29 de Novembro – Santana Lopes vai a Belém reunir-se com Sampaio para falarem sobre a crise instalada com a saída de Chaves. Marcam um no encontro para quarta-feira.

30 de Novembro – Santana Lopes regressa a Belém para levar o nome do substituto de Henrique Chaves e Sampaio informa-o de que vai convocar eleições antecipadas.




pub