Política Passos Coelho abandona Parlamento no final de Fevereiro

Passos Coelho abandona Parlamento no final de Fevereiro

O presidente cessante do PSD comunicou esta manhã ao grupo parlamentar social-democrata que irá sair do Parlamento no final do próximo mês, já depois de realizado o Congresso do partido que decorre entre os dias 16 e 18 de Fevereiro.
Passos Coelho abandona Parlamento no final de Fevereiro
Miguel Baltazar
David Santiago 11 de janeiro de 2018 às 12:21
Já era esperado mas agora é oficial. Pedro Passos Coelho vai renunciar ao mandato de deputado "no final do próximo mês", referiu fonte oficial do partido ao Negócios. O presidente cessante do partido comunicou esta decisão na manhã desta quinta-feira, 11 de Janeiro, ao grupo parlamentar social-democrata.

A notícia inicialmente avançada pelo Eco, e entretanto confirmada pelo Negócios, significa que, uma vez eleitos os órgãos do partido no Congresso nacional que decorre, em Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, Passos Coelho vai deixar de ser deputado à Assembleia da República. O Congresso servirá ainda para entronizar o futuro presidente do partido, cujas eleições disputadas por Rui Rio e Santana Lopes decorrem este sábado, 13 de Janeiro. São mais de 70 mil os militantes habilitados a votar nas directas social-democratas. 

Passos deixará assim de ser líder do partido - após oito anos como presidente, o que representa o segundo maior legado na liderança do PSD, logo atrás de Cavaco Silva - e também de ser deputado, o que indicia o afastamento da vida política activa do homem que chefiou o Governo durante o resgate da troika.

O ex-primeiro-ministro anunciou que não se recandidataria às eleições internas do PSD no passado dia 3 de Outubro, justificando tal decisão com a pesada derrota do partido nas autárquicas de 1 desse mês, em que o partido obteve um resultado "pesado e isso é ineludível". Passos explicou ainda saída da liderança do PSD por considerar que uma nova liderança teria "melhores possibilidades de sucesso". 

(Notícia actualizada às 12:33)



Saber mais e Alertas
pub