Política PCP considera lamentável jantar no Panteão Nacional e quer alteração de regulamentos

PCP considera lamentável jantar no Panteão Nacional e quer alteração de regulamentos

António Filipe, defendeu que este "é um facto lamentável e não deveria ter acontecido", considerando que este tipo de "iniciativas não são compatíveis com a dignidade de um momento nacional como é o Panteão".
PCP considera lamentável jantar no Panteão Nacional e quer alteração de regulamentos
Lusa 12 de novembro de 2017 às 15:23

O PCP considerou hoje "lamentável e infeliz" o jantar da Web Summit no Panteão Nacional, iniciativa incompatível com a dignidade do monumento, defendendo que os regulamentos aplicáveis devem ser alterados e é necessário bom senso na utilização destes espaços.

 

A polémica em torno da realização de um jantar exclusivo de convidados da Web Summit no Panteão Nacional levou o Governo a classificar esta utilização para eventos festivos como "absolutamente indigna", tendo decidido alterar a lei que o permite, opção que o Presidente da República já considerou ser "muito sensata".

 

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PCP, António Filipe, defendeu que este "é um facto lamentável e não deveria ter acontecido", considerando que este tipo de "iniciativas não são compatíveis com a dignidade de um momento nacional como é o Panteão".

 

"Foi lamentável, foi um acontecimento infeliz. Aquilo que importa é que situações como esta não se repitam. Havendo necessidade de alterar regulamentos aplicáveis, esses regulamentos devem ser alterados e deve haver um critério de bom senso na utilização de monumentos nacionais para quaisquer tipos de atividades", observou.

 

De acordo com o comunista, "manifestamente neste caso não houve o bom senso necessário".

"Aquilo que nós pensamos é que situações infelizes como estes não devem repetir-se e devem ser a tomadas as medidas necessárias para que isso não volte a acontecer", insistiu.

 

A falta de orçamento para a Cultura, segundo António Filipe, "é conhecida e o PCP tem vindo a denunciá-la".

 

"O PCP tem vindo a apresentar propostas para que esta desorçamentação que vem de longe seja alterada e que haja um investimento na cultura que seja mais compatível com as responsabilidades do país nesse domínio", recordou.

 

Os comunistas até podem "compreender que os responsáveis pelos monumentos nacionais procurem obter receitas, mas isso tem limites, que é o respeito pela dignidade dos espaços e pela sua preservação".

 

"Não é aceitável, a título nenhum, iniciativas como esta que são inadequadas para a dignidade do espaço em concreto. Há que fazer regulamentos que respeitem os monumentos nacionais e há que ter bom senso na sua aplicação", reiterou.




A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado joaoaviador Há 1 semana

Governos fracos apoiados em gente sinistra e presidente desconhecedor da lei baralham cada vez mais e tornam fraca a forte gente!

comentários mais recentes
pertinaz Há 1 semana

OS DINOSSAUROS ACORDARAM...!!!

JCG Há 1 semana

Hipócritas! só reagem quando a coisa dá bronca!

Anónimo Há 1 semana

Tendo ocorrido já mais eventos no Monumento, havendo e tendo sido observada a legislação em vigor, não entendo as reacções/posições/desconhecimento de algumas das personalidades reclamantes. Será que se deverão ao facto de não terem sido convidadas, coisa que eu também ainda não percebi porquê ?

Estes também acordaram agora? Há 1 semana

Portugal está a ser (mal) gerido por um bando de hipócritas e oportunistas políticos. Então o PCP não sabia dos jantares no Panteão? Este não foi o primeiro... mas talvez por estar associado ao Web Summit seja aquele que poderá dar tempo de antena aos oportunistas políticos cá da praça...

ver mais comentários
pub