Mundo PCP culpa EUA por "criminosa escalada de confrontação" e pede fim de armas nucleares

PCP culpa EUA por "criminosa escalada de confrontação" e pede fim de armas nucleares

O secretário-geral do PCP acusou o imperialismo dos EUA de ser "responsável por uma criminosa escalada de confrontação" que pode levar a humanidade à catástrofe, apelando à urgência de fortalecer a paz e abolir as armas nucleares.
PCP culpa EUA por "criminosa escalada de confrontação" e pede fim de armas nucleares
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 03 de setembro de 2017 às 21:46
No discurso de encerramento da 41.ª Festa do Avante!, que termina este domingo no Seixal, distrito de Setúbal, Jerónimo de Sousa não esqueceu as questões internacionais porque o "mundo vive tempos conturbados e perigosos".

"O imperialismo, nomeadamente o imperialismo norte-americano, é responsável por uma criminosa escalada de confrontação que, a não ser travada, conduzirá a Humanidade à catástrofe", alertou.

Na opinião do secretário-geral do PCP, "nunca terá sido tão importante, como o é hoje, ampliar e fortalecer a luta pela paz e pelo desarmamento - a começar pela não proliferação e abolição das armas nucleares".

O líder comunista quer ainda uma batalha "pelo cumprimento dos princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, pelo respeito do direito à auto-determinação e da soberania dos povos".

"Por todos os continentes, o imperialismo, nomeadamente o imperialismo norte-americano, aumenta as suas ameaças e ação agressivas contra todo e qualquer país e povo que resista perante os seus intentos de domínio político e económico e ouse afirmar e defender a sua independência e soberania, o seu direito ao desenvolvimento", referiu.

Os Estados Unidos, a NATO, as grandes potências da União Europeia e os seus aliados são, de acordo com Jerónimo de Sousa, os "responsáveis por uma colossal corrida aos armamentos, incluindo o aperfeiçoamento de armas nucleares e a instalação de sistemas anti-míssil à escala global".

"São responsáveis pela militarização das relações internacionais, o uso da chantagem nuclear, a criação de sucessivos e constantes focos de tensão, o desrespeito da legalidade internacional", acusou ainda.



A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 04.09.2017

Este gajo está mesmo um calhau com dois olhos. Desconfio que lhe deram uma forte mezinha do chinelo!

comentários mais recentes
Esquerda =Lixo 04.09.2017

Até te respeitava. Agora vejo és um grande fdp. Só pensas em ti e nos votos. Nem uma palavra sobre o povo da koreia. ... vai te matar.

04.09.2017

Se não fosses estúpido a merda nunca mais nos governava. Mas infelizmente tu tens sido o suporte e o por vezes justo álibi do PS/PSD.
És uma merda igual ao PSD, quer queiras quer não.

04.09.2017

Faz um favor ao Passos Coelho e Coreia do Norte. Só nos faltava esta merda!

Anónimo 04.09.2017

Este gajo está mesmo um calhau com dois olhos. Desconfio que lhe deram uma forte mezinha do chinelo!

ver mais comentários
pub