Pedido de ajuda de Espanha será feito depois da teleconferência das 15h00
09 Junho 2012, 11:39 por Lusa
8
Enviar por email
Reportar erro
0
Os ministros das Finanças dos países da Zona Euro vão reunir-se numa conferência telefónica às 15h00 para debater com a Espanha os moldes em que o país vai pedir ajuda financeira internacional para recapitalizar a banca, noticia a France Press.
De acordo com esta agência de notícias, a reunião servirá para acordar uma declaração, na qual a Espanha mostrará a intenção de pedir ajuda financeira internacional, um pedido que será aceite pelos parceiros europeus, de acordo com fontes de vários governos. O pedido de ajuda externa surge no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional divulgou que a sua estimativa sobre as necessidades de recapitalização da banca espanhola chegam aos 40 mil milhões de euros.

O Governo espanhol, entretanto, já veio garantir que "não mudou" de posição.

A zona euro deu “luz verde” na sexta-feira para a realização de “uma teleconferência do Eurogrupo no sábado”, segundo uma das fontes consultadas.

“Não há calendário nem a escolha de instrumento (para a recapitalização da banca espanhola)”, precisou a fonte.

A zona euro está a espera de um pedido de ajuda da Espanha “a qualquer momento”, segundo uma outra fonte governamental europeia.

Antes da conferência telefónica dos ministros das Finanças, acontece uma reunião preparatória de altos funcionários da zona euro hoje pela manhã, reunidos no seio do Euro Working Group.

8
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags: