Emprego PGR abre inquérito a alegada fraude nos estágios profissionais do IEFP (act)

PGR abre inquérito a alegada fraude nos estágios profissionais do IEFP (act)

Instituto de Emprego revela que remeteu
PGR abre inquérito a alegada fraude nos estágios profissionais do IEFP (act)
Bruno Simão/Negócios
Negócios com Lusa 04 de Outubro de 2016 às 09:21
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta terça-feira, 4 de Outubro, a abertura de um inquérito para apurar uma alegada fraude nos estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional. O IEFP recebeu sete denúncias e enviou cinco ao ministério público, de acordo com o balanço actualizado ao Negócios por fonte oficial.

Segundo avançou fonte da PGR à Lusa, o Ministério Público (MP) abriu uma investigação para apurar ilícitos criminais cometidos por empresas no âmbito das fraudes com estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, há cerca de um mês, o Ministério Público dizia estar a "recolher elementos, tendo em vista apurar se há, ou não, procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências", o que agora se confirma.

Segundo avança o jornal, os elementos que chegaram ao Ministério Público partiram do IEFP - que assumiu, na altura, ter entregado às autoridades três denúncias - bem como da CGTP, que denunciou publicamente um caso de fraude em Évora.

Também o Conselho Nacional da Juventude revelou ter denunciado nove casos junto do MP.

A 28 de Agosto, o IEFP afirmou que iria promover uma "auditoria interna" aos procedimentos dos serviços, na sequência das alegadas fraudes nos estágios profissionais financiados pelo instituto.

Em causa estava uma denúncia de que haveria empresas que abrem estágios financiados pelo IEFP mas, posteriormente, obrigam os estagiários a devolverem parte do dinheiro ou a pagarem os encargos da empresa junto da Segurança Social.

O presidente do IEFP, António Valadas Silva, referiu, na altura, que até então, o instituto tinha recebido "três queixas concretas", as quais encaminhou para o Ministério Público.

IEFP já remeteu cinco denúncias ao Ministério Público

Em resposta ao Negócios, o IEFP afirma que na sequência de "milhares de contactos telefónicos" recebeu sete denúncias e já remeteu cinco ao Ministério Público.

"Sobre as notícias vindas a público acerca de eventuais fraudes nos estágios profissionais, até agora foram realizados, por todo o país, milhares de contactos telefónicos e presenciais com estagiários e ex-estagiários, bem como com empresas. Ao todo, deram entrada nos Serviços do IEFP 7 denúncias, das quais 5 foram já remetidas ao MP e as restantes 2 estão em análise no Gabinete Jurídico. A auditoria já teve o seu início, estando previsto que esteja concluída até ao final do presente ano", revelou fonte oficial.

As regras dos estágios estão em revisão e o IEFP conta publicar as novas portarias ao longo deste mês, esclarece a mesma fonte.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 4 semanas


PENSIONISTAS DA FP ROUBAM OS TRABALHADORES DO PRIVADO.

Os descontos efetuados pela FP só permitem pagar metade do valor das pensões.

O resto vem dos impostos pagos por todos os portugueses (ou seja, NÃO é propriedade do pensionista)!

É ROUBADO pelo pensionista.

comentários mais recentes
jcamacho Há 4 semanas

PS ROUBA TUDO COMO DIZ AÍ O PATEGO EM BAIXO!
ROUBA CASA
ROUBA CARRO
ROUBA BICICLETA
ROUBA MULHER
ROUBA CAPLANA
ROUBA RÁDIO COM ESCULTADOR
ROUBA TUDO!

PSD NÃO ROUBA NADA MAS VAI Á RABADILHA DE NÓS!

PARA QUEM GOSTA É BOÉ DE BOM!

Anónimo Há 4 semanas

PGR abre inquérito a alegada fraude nos estágios profissionais do IEFP

MAIS UM INQUÉRITO PARA QUEM?

APOSTO QUE NINGUEM VAI SER CASTIGADO.

PODIM METER ESTES CASOS NOP "PLACARD"!

Anónimo Há 4 semanas


FP – 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES DO PRIVADO


OS FP DEVEM ESTAR MOTIVADOS APENAS POR TER EMPREGO!

Pois estão bem melhor do que as vítimas do SOCRATES GATUNO que endividou o país até à bancarrota, para pagar salários e pensões da FP…

Lançando 500.000 trabalhadores no desemprego!

Anónimo Há 4 semanas

Final de 2016 e primeiros meses de 2017 centenas de jovens vêm terminado o estágio que realizam no âmbito do PEPAC. O Bloco de Esquerdo no início criticou o modo de funcionamento. Agora que muitos jovens vão engrossar a lista desemprego que medidas serão tomadas por PS, CDU e BE.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub