Política Pinto Balsemão apoia Rio

Pinto Balsemão apoia Rio

O histórico fundador do PPD/PSD está ao lado do antigo autarca do Porto, anunciou a candidatura de Rui Rio.
Pinto Balsemão apoia Rio
Paulo Zacarias Gomes 24 de novembro de 2017 às 13:24
O fundador do PPD/PSD e seu militante número 1, Francisco Pinto Balsemão, será o primeiro subscritor da candidatura de Rui Rio à presidência do partido.

O apoio do histórico social-democrata ao antigo presidente da Câmara do Porto foi anunciado esta sexta-feira, 24 de Novembro, pela candidatura de Rio.

Segundo o comunicado remetido às redacções, Balsemão refere que "esta é a melhor solução para o PSD e para o país".

O apoio do fundador, de 80 anos, é prova, diz a candidatura, "[d]a marca da intergeracionalidade que caracteriza a candidatura de Rui Rio".

"Entendo que Rui Rio terá a vontade e a capacidade para reposicionar o PSD no lugar que lhe pertence, desde maio de 1974: o centro/centro esquerda do espetro político", vincou depois Balsemão, numa nota enviada à agência Lusa.

Além de fundar o PPD/PSD com Sá Carneiro e Magalhães Mota em Maio de 1974, Balsemão foi presidente do PSD durante pouco mais de dois anos, até Fevereiro de 1983, sendo ainda deputado à Assembleia da República e primeiro-ministro de dois governos (entre 1981 e 1983).

Fundou também a Impresa, dona da revista Visão - uma das primeiras a anunciar a candidatura de Rui Rio. Rio enfrenta Pedro Santana Lopes nas directas de 13 de Janeiro.