Economia Podem os milionários portugueses ser mais ricos do que os norte-americanos?

Podem os milionários portugueses ser mais ricos do que os norte-americanos?

Bom, comparando o seu património é mesmo impossível. Mas se for considerada a riqueza do seu país, então sim conclui-se que os cinco portugueses mais ricos têm mais do dobro da riqueza dos seus homólogos norte-americanos.
Podem os milionários portugueses ser mais ricos do que os norte-americanos?
Alexandre Soares dos Santos (acompanhado de Pedro Soares dos Santos) surge na lista da Exame como o segundo português mais rico.
Sofia Henriques
Manuel Esteves 09 de dezembro de 2017 às 18:38

A lista dos mais ricos é objecto de notícias regulares e sempre alvo do olhar curioso (e invejoso?) do comum dos mortais. Na última lista dos 500 mais ricos da revista Forbes, só figurava Américo Amorim (entretanto falecido), ocupando o 479.º lugar. Nos lugares cimeiros destas listas surgem invariavelmente Jeffrei Bezos, fundador da gigante Amazon, Bill Gates, fundador da Microsoft, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, ou ainda o famoso investidor Warren Buffett.

Em comum, estes quatro multimilionários têm o facto de serem cidadãos dos Estados Unidos, país que possui a maior economia do mundo. E se levarmos em conta essa circunstância, será que continuam a ser os mais ricos?

Foi precisamente esse exercício que se propuseram fazer dois jornalistas do alemão Die Welt. Num artigo publicado no diário espanhol El Pais, e recorrendo à base de dados da Bloomberg, cruzam a riqueza dos milionários com o PIB do país de onde são oriundos. E as conclusões são bastante diferentes.

Os cinco norte-americanos mais ricos (que, além dos já mencionados, inclui ainda Larry Ellison, fundador da Oracle) detêm um património que vale 2,1% do PIB do seu país, um valor muito inferior ao que se encontra noutras economias, designadamente… a portuguesa.

O Negócios fez as contas. Em Portugal, os cinco mais ricos apurados pela revista Exame possuem uma riqueza de 9,7 mil milhões de euros. Isto representa 5,2% do PIB português, o que significa que estes cinco milionários portugueses possuem uma riqueza que, em termos relativos face à riqueza nacional, mais do que duplica a dos cinco multimilionários norte-americanos.

Ainda assim Portugal fica abaixo da vizinha Espanha. Segundo o mesmo artigo do El Pais, os cinco espanhóis mais ricos têm um património que corresponde a 7% do PIB do país. No topo da lista, destacadíssimo, surge Chipre, onde os cinco mais ricos possuem uma riqueza equivalente a 81% do PIB desse país. Segue-se Hong Kong com 33%. No top 10, surgem ainda países europeus como a Suécia, com quase 19%, a Dinamarca, com 11%, e a Áustria, com 9%.

Para os autores deste artigo, o peso dos cinco mais ricos no PIB do país pode servir de indicador do grau de oligarquização de uma economia. "Quanto mais riqueza concentram nas suas mãos as cinco pessoas mais ricas, maior é o risco de que possam influenciar mais o Estado e a sociedade", escrevem, numa conclusão que não deverá ser consensual. 




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo 10.12.2017

Mas qual é a novidade? Ha ricos de paises ricos e menos ricos de paises pobres. O unico problema aqui é que há muitos pobres. Como é que se acaba com os pobres? Pondo-os a trabalhar e a poupar para investirem na educação dos filhos para nao serem como eles. Estudaram e ainda sao pobres? Pensem...

Anónimo 10.12.2017

Isso quer dizer uma de 2 coisas: ou os ricos ganham demais ou os pobres ganham de menos. Se repararem, quanto mais pobre for o país mais isso é notório.

bucks 10.12.2017

Podem.

Anónimo 10.12.2017

Ao longo de mais 50 anos, sempre verifiquei que os comunistas teem um ódio visceral aos ricos. Porem adoram os pobres de tal forma que fazem tudo os multiplicar.

ver mais comentários
pub