Finanças Públicas Portugal com o quarto maior excedente orçamental da Zona Euro

Portugal com o quarto maior excedente orçamental da Zona Euro

Portugal foi o país da Zona Euro que mais melhorou as contas públicas entre o segundo e terceiro trimestre do ano passado.
Portugal com o quarto maior excedente orçamental da Zona Euro
Lusa
Nuno Carregueiro 24 de janeiro de 2018 às 10:29

Já se sabia que o excedente orçamental registado em Portugal no terceiro trimestre tinha sido o mais elevado em 23 anos. Os dados do Eurostat, revelados esta quarta-feira, mostram que foi o quarto mais elevado entre todos os países que integram a Zona Euro.

 

Segundo o instituto de estatística da Comissão Europeia, o excedente orçamental de 1,5% do PIB apurado entre Julho e Setembro do ano passado em Portugal só foi superado no Luxemburgo (2,4%), Alemanha (2,5%) e Malta (4,2%).

 

O resultado compara também de forma bastante favorável com a média da Zona Euro, onde foi apurado um défice orçamental de 0,3% do PIB, ainda assim melhor do que o défice de 1% do PIB no segundo trimestre.

 

Os dados do Eurostat mostram também que Portugal foi o país da Zona Euro onde as contas públicas melhoraram de forma mais substancial entre o segundo e o terceiro trimestre (2,8 pontos percentuais). No segundo trimestre Portugal tinha um défice orçamental de 1,4% do PIB.

 

Este bom desempenho das contas públicas no terceiro trimestre, como já notou o Conselho das Finanças Públicas, garante que o défice da totalidade de 2017 deverá ficar abaixo dos 1,4% previstos no Orçamento do Estado para 2018. O primeiro-ministro António Costa apontou já para um valor de 1,2% do PIB.       

 

Dívida pública desce mais do que na Zona Euro

 

O Eurostat também publicou os dados com a dívida pública relativa ao terceiro trimestre, sendo que neste indicador a evolução em Portugal é menos favorável, mas também compara bem com o registado na Zona Euro.

 

A dívida pública em Portugal baixou 1,2 pontos percentuais para 130,8% do PIB no terceiro trimestre, o que compara com a redução de 0,9% registada na Zona Euro.

 

Portugal continua ainda assim com o terceiro maior nível de endividamento na Zona Euro, só superado pela Itália (134,1%) e pela Grécia (177,4%). Na Zona Euro a dívida corresponde a 88,1% do PIB.  

  

 

 




Saber mais e Alertas
pub