União Europeia Portugal é dos sete países da UE onde salários são mais baixos que em 2009

Portugal é dos sete países da UE onde salários são mais baixos que em 2009

Portugal é um dos sete países da União Europeia onde os trabalhadores ganham hoje menos do que há oito anos, aponta um estudo publicado em Bruxelas pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), em colaboração com o Instituto Sindical Europeu.
Portugal é dos sete países da UE onde salários são mais baixos que em 2009
Bruno Simão/Negócios
Lusa 13 de março de 2017 às 11:28
De acordo com o estudo, entre 2009 e 2016, os salários reais (corrigidos pela inflação) caíram anualmente em média 3,1% na Grécia, 1% na Croácia, 0,9% na Hungria, 0,7% em Portugal, 0,6% em Chipre, 0,4% no Reino Unido e 0,3% em Itália.

O estudo aponta ainda que em 18 países o crescimento do salário real entre 2009 e 2016 foi mais fraco do que no período entre 2001 e 2008, e apenas três países, Alemanha, Polónia e Bulgária, viram os aumentos dos salários reais nos últimos oito anos ultrapassar aqueles dos oito anos anteriores.

"É uma notícia muito má, não apenas para os trabalhadores e suas famílias, mas também para as empresas", comentou a secretária-geral confederal da CES, apontando que "se os trabalhadores têm menos dinheiro para gastar, as empresas também se ressentem".

Segundo Esther Lynch, "o tempo de um verdadeiro relançamento chegou" e "os trabalhadores têm necessidade de um aumento salarial em toda a Europa".

"Os salários começam a voltar a subir, mas ainda há muito caminho a recuperar", acrescentou.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 13.03.2017

Surpreso deves ter bom taxo deves. Os esquerdolas não arruinaram o país varias vezes? foi só PSD não foi? Vai la xular o povo que deves ter bom taxo